x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 36.184

Contabilização de Venda para Entrega Futura.

Guilherme Dena Verzolla

Guilherme Dena Verzolla

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 18:17

Boa tarde meus amigos.
Estou com uma dúvida referente a Contabilização de uma operação de venda para entrega futura.
Ex. A empresa "X" fez uma venda para empresa "Y", porém a empresa "Y" solicitou que a mercadoria só fosse entregue 2 meses depois da data de aquisição, e pediu para que já faturasse a venda para segurar preço.
Assim, a empresa "X" fez a "Venda para entrega futura" (CFOP 5922), e quando solicitado a entrega do material, fatura somente a remessa da venda (CFOP 5116).
Eu preciso de uma ajuda, como contabilizar está operação. Salientando que a empresa "X" não tem a mercadoria pronta, desta forma, não calculando os impostos na venda e sim na remessa.

Desde já, muito obrigado.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 22:17

Guilherme, boa noite.

Imaginando que o pedido já foi recebido, temos a figura das notas de simples faturamento, que equivalem a pedido..

Dessa forma, vejo que á um quarteto de lançamentos a fazer:

PELO ADIANTAMENTO RECEBIDO:
D - Caixa-Bancos
C - Adiantamento de Clientes

PELA ESCRITURAÇÃO DAS NFSF:
D - Mercadoria a ser Entregue oriunda de Simples Faturamento - CCA
C - Simples Faturamento de Mercadoria a ser Entregue - CCP

Quando receber as mercadorias, efetue os quatro lançamentos, debitando estoque e creditando adiantamento e faça a reversão das contas de compensação.

Legenda:
AC - Ativo Circulante
PC - Passivo Circulante
CCA - Conta de Compensação Ativa
CCP - Conta de Compensação Passiva.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 27 novembro 2014 | 12:36

Olá Guilherme,

Salientando que a empresa "X" não tem a mercadoria pronta, desta forma, não calculando os impostos na venda e sim na remessa.

Os tributos, à excessão do IPI, serão recolhidos exatamente conforme o trecho acima destacado da sua postagem.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 27 novembro 2014 | 19:13

Guilherme, os impostos serão calculados normalmente sobre as notas de vendas efetivas - remessa, CFOP 5.117, conforme grafado abaixo.

Os lançamentos, quando da emissão da NF da venda efetiva [CFOP 5.117] serão:

Pela efetiva entrega da Mercadoria
D - Adiant de Cliente - PC
C - Vendas Rec Antec - CR


Pela baixa das NFSF:
D - Simples Faturamento de Mercadoria a ser Entregue - CCP
C - Mercadoria a ser Entregue oriunda de Simples Faturamento - CCA.

Os impostos serão calculados normalmente sobre as VENDAS REC ANTEC [CFOP 5.117].

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade