x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.320

Divida Ativa empresa Lucro Real

ANNA PAULA CORREIA

Anna Paula Correia

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 16 abril 2008 | 10:49

Olá...estou com muitas dúvidas em relação à uma situação de uma empresa Lucro Real, que faço...
Qdo essa empresa era de um outro escritório, esse msm escritório ao invés de pagar os impostos da empresa, se apropriava dos valores...e hj após a descoberta, e tomada as medidas cabíveis na justiça, e tbm o parcelamento parcial das dívidas, consta um saldo nas contas de impostos à recolher que não sei como liquidar na contabilidade...pois está em aberto no passivo na conta à recolher e ao msm tempo tenho q dar baixa nos parcelamento feitos em decorrer da situação;

Agora, minha maior dúvida é: como devo proceder contabilmente sobre essa situação?

Como transfiro esse saldos em aberto? E para que conta?

Poderia utilizar uma conta de Divida Ativa da empresa, para transferir esses saldos em aberto e esperar que o processo seja finalizado na justiça? Mas nesse caso, como iria finalizar o saldo da divida ativa na contabilidade, após o fim do processo?

Se alguém por favor, puder me ajudar agradeceria, pois estou muito perdida em relação à esta situação...

Obrigada, Anna Paula.

Anna Paula
CARLOS MAGNO DA ROCHA BORGES
Articulista

Carlos Magno da Rocha Borges

Articulista , Proprietário(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 19:13

Bom faça o seguinte:

Inicialmente tente compor o saldo de forma que saiba sua origem, posteriormente, se conseguir e verificar que existem competências parceladas, transfira para a conta prórpia os valores e não esqueça de lançar os juros multas na composição do parcelamento.
Aquilo que lá estiver e já tiver sido pago, baixe com lançamento em ajuste de exercício anterior.
E aquilo que lá estiver e que esteja em aberto, deixe e mantenha um relatório paralelo quando houver necessidade de composição do saldo das contas, se for pedio.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade