x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.719

Apropriação dos valores da conta de água e luz

jamile de faria carneiro

Jamile de Faria Carneiro

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 1 dezembro 2014 | 14:10

Boa tarde!

Tem um cliente meu que está abrindo uma empresa no endereço onde mora...
estou com dúvida em relação aos valores da conta de água e luz...

Como devo fazer a apropriação?
Como vou saber o valor para contabilizar como despesa da empresa?
e o pagamento deve ser feito pela empresa?

obrigada!

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 1 dezembro 2014 | 14:37

Jamile

Em primeiro lugar para obter o valor de água e energia elétrica é preciso ter um pouco de conhecimento em contabilidade de custos. Deve-se fazer um rateio do consumo de energia elétrica, considerando o nº de moradores, nº de pessoas envolvidas na empresa, nº de equipamentos que consomem energia, quantidade de horas trabalhadas, etc. Com base nesses dados, é possível estipular o valor envolvido no processo.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 1 dezembro 2014 | 14:51

Jamile de Faria Carneiro,boa tarde!

Sugiro que você considere como custo da empresa inicialmente,a diferença entre o total da conta menos a parte da residência.

Assim procure saber o valor das contas de água e luz/energia antes da instalação da empresa no endereço.

O valor do gasto da residência tende a variar muito pouco,enquanto o custo da conta da parte da empresa,tende a aumentar.

Assim,num raciocínio bem simples e prático,eu faria isso:manteria o valor da residência como um valor fixo e a outra parte,que será variável,será a parte que a empresa utilizou.

isso é apenas uma ideia,caso ache interessante,adote-a.

Mais,uma observação:Contabilize apenas a parte que a empresa vai utilizar.

Pedro Henrique Rodrigues

Pedro Henrique Rodrigues

Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 9 dezembro 2014 | 15:12

Se for possível eu recomendaria fazer ligação separada de energia elétrica, por exemplo, casas que tem escritórios na parte superior, pode-se fazer uma instalação a parte e pedir nova ligação para a companhia elétrica da região.

Assim a conta vem em nome da empresa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade