Fernanda Cruz
Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente FinanceiroOlá,
Trabalho em um escritório de assessoria contábil e fazemos a contabilidade de uma rede de farmácias. A matriz e mais 5 filiais,Lucro presumido.
Só a matriz tem 4 contas bancárias. Uma do BB, uma do Itáu apenas para pagamentos e depósito do caixa em dinheiro, outra do Itaú apenas para recebimento de cartões e uma terceira do Itaú para empréstimo.
Este cliente tem um volume alto de pagamentos e recebimentos dia a dia. Só pagamentos da em média 30 boletos/dia, fora os recebimentos de cartões e depósitos em dinheiro.
O movimento financeiro das filiais é todo centralizado nas contas bancárias da matriz.
Ele tem receitas e compras em todas as unidades.
A primeira questão é: existe alguma regulamentação/lei/norma que o impeça de fazer este procedimento de pagar e receber as contas das filiais em uma única conta bancária da matriz?
A segunda questão é: Eu preciso efetuar esses lançamentos na contabilidade dia a dia, ou seja, lançar a movimentação bancária por dia, ou posso fazer isso por mês?
Terceira questão e´: Posso centralizar tudo em uma única conta "caixa" ou banco"somando o total disponível ? Sou obrigada a manter uma conta para cada banco do cliente?
Abraços e agradeço desde já,