Jorge da Silva Lisboa Neto
Bronze DIVISÃO 4 , Auditor(a)Olá amigos.
Trabalho com auditoria, logo não tenho muito tempo disponível, rs, contudo tenho como objetivo abrir meu escritório de contabilidade. Atualmente estou pensando em abrir um escritório como MEI, e atender somente outros MEIs inicialmente, pois assim não dependeria de tanto tempo disponível, quando os negócios começacem a crescer trocaria meu atual emprego pelo escritíorio em tempo integral e passaria a atender empresas nas demais categorias.
Gostaria de pedir a ajuda de vocês com algumas dúvidas:
1) O plano de começar atendendo somente MEI é bom? Sei que não vou cobrar pela abertura e primeira declaração, mas posso cobrar um valor mensal (R$ 50 reais por exemplo) para fazer aquele relatório mensal das vendas, bem como guardar as documentações, certo? Além disso também posso cobrar, por intermediar a confecção de NFs, efetuar baixa do MEI, etc. Estou certo?
2) Sei que o MEI não precisa de contabilidade regular, mas posso fazer se assim acordar com meu cliente, certo? Acredito que posso convencer alguns clientes da importância da contabilidade regular para a gestão do negócio e captação de recursos junto a bancos. Nesse caso, posso cobrar uma valor maior do que os R$ 50 reais cidados no iten 1, correto?
3) No caso de fazer a contabilidade regular do MEI, considerando que ele não é obrigado, basta eu utilizar um sistema contábil para efetuar os lançamentos, gerar os balancetes e etc? Ou o fato de ter contabilidade regular traria outras obrigações acessórias (SPED, Impressão de livros etc.)?
Desde já agradeço mais uma vez a grande ajuda deste forúm fantástico.
Jorge Lisboa