x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 4.189

Contabilização de tarifa bancaria repassada ao cliente

Laureli Teixeira Neves

Laureli Teixeira Neves

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 9 dezembro 2014 | 15:57

Boa Tarde

Tenho uma dúvida de como devo contabilizar a seguinte situação:

Pagamos para o banco 3,50 de tarifa bancária referente à prorrogação da data de vencimento de um boleto para um cliente. Este valor foi lançado na conta de despesas bancárias. Repassamos este valor ao cliente somando-o no boleto que ele iria pagar. Minha dúvida é quanto à contabilização de quando recebemos este boleto. Os 3,50 foi lançado como juros recebidos, mas gostaria de lançar a crédito na conta de tarifa bancária para anular o primeiro lançamento. Isto é correto? A empresa é lucro presumido, neste caso se eu deixar em receita iremos tributar os 3,50...

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 10 anos Terça-Feira | 9 dezembro 2014 | 16:35

oi, sugiro que dê o tratamento contábil como uma recuperação de despesa (daí o fato de se creditar uma conta de despesa), até porque pode vir a ocorrer d'algum cliente a se negar a pagar essa taxa ( de emissão de boleto) (que do ponto de vista do procon, essa taxa pertence ao fornecedor de bens\serviços);

debite.: cliente xxx (ativo circulante\clientes)
credite: tarifas bancárias (resultado\encargos financeiros líquidos\despesas financeiras)
vlr ref reembolso da taxa de emissão do boleto número xxx de xx/12/2014
$$$

boa tarde! :-)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade