x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.182

Contabilizar Recuperação de ICMS.

PAULO HENRIQUE TAVARES

Paulo Henrique Tavares

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 12 dezembro 2014 | 10:12

Olá caros colegas de profissão, tenho uma duvida e gostaria do entendimento de vocês:

Fizemos uma analise tributaria e apuramos créditos de ICMS a recuperar referentes ano ano de 2012, tendo em vista o encerramento do balanço do referido ano, como devo contabilizar esses créditos no períodos que os aproveitar? Seria por meio do ajuste de exercícios anteriores ou reconhecer esse credito como receita?

Agradeço a Atenção de todos!!!

Att,. Paulo Tavares

"Investir em conhecimentos rende sempre melhores juros." (Benjamin Franklin)
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 10 anos Sexta-Feira | 12 dezembro 2014 | 10:19

Bom dia Paulo Henrique!
Não sei se esse crédito que você apurou foi igual ao meu, ma aqui eu não mexi em resultados anteriores não. Como o ICMS foi destacado à menor na nota de entrada, o meu fornecedor fez notas fiscais complementares e eu reconheci o crédito em Novembro e Dezembro.

Mas na contabilização, você deve lançar na conta ICMS a Recuperar (AC) e na Declaração, colocar em outros créditos.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
PAULO HENRIQUE TAVARES

Paulo Henrique Tavares

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 12 dezembro 2014 | 11:19

Obrigado pelo entendimento Eduardo, na verdade é recuperação de ICMS e ICMS/ST, a situação é que foi apurado nova retenção em operações interestaduais em mercadorias que já tinham retenção no estado de origem (sede da empresa).

Att,. Paulo Tavares

"Investir em conhecimentos rende sempre melhores juros." (Benjamin Franklin)
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 10 anos Sexta-Feira | 12 dezembro 2014 | 12:29

Boa tarde Paulo!
Nao vejo necessidade de você efetuar os lançamentos em Ajustes de Anos anteriores, eu lançaria na conta de ICMS a Recuperar neste ano mesmo, e já abateria o valor do ICMS a Pagar no fechamento de Dezembro.

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade