x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 6.951

Pagamento de fornecedores de exercicios anteriores.

Heryck Magalhães

Heryck Magalhães

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 16 dezembro 2014 | 10:08


Bom dia galera,

Eu estou contabilizando e elaborando uma analise basica ai percebir que existe vários fornecedores em aberto dos exercicios de 2012 e 2013 que com certeza já foram pagos e não contabilizados, pois a empresa comprou desses mesmos fornecedores em 2014 e que ja foram pagos. Queria saber como posso contabilizar esses pagamentos dos periodos anteriores. Alguém me diz ai como posso fazer?

D- FORNECEDOR
C- CAIXA

Está correto lançar assim?

JORGE DA SILVA LISBOA NETO

Jorge da Silva Lisboa Neto

Bronze DIVISÃO 4 , Auditor(a)
há 10 anos Terça-Feira | 16 dezembro 2014 | 10:18

Heryck,

Primeiro você precisa confirmar se os fornecedores já foram realmente pagos, sugiro entrar em contato com os mesmos e solicitar a posição em aberto da empresa junto a eles. Segundo, se os fornecedores já foram pagos, não tem porque lançar contra caixa (a não ser que você valores de pagamentos não conciliados no banco). O que provavelmente aconteceu foi que esses fornecedores estavam provisionados e no momento de pagar foi lançado novamente contra resultado, provocando um resultado a maior (duplicidade) e deixando o saldo em aberto no passivo. A solução agora seria lançar estes fornecedores em aberto (caso realmente já tenham sido pagos) contra resultado, conforme lançamento abaixo:

D - Fornecedores
C - Resultado (outras receitas)

Os amigos com mais experiência poderão confirmar.

At.,
Jorge Lisboa

Att,
Jorge Lisboa
Sérgio Bennertz

Sérgio Bennertz

Prata DIVISÃO 2
há 10 anos Terça-Feira | 16 dezembro 2014 | 10:40

Bom dia Heryck,

Concordo com o Jorge em parte.
Primeiramente vc deve confirmar os saldos dos fornecedores, junto ao fornecedor ou caso a empresa possua um sistema financeiro peça a empresa gerar um relatorio de fornecedores em aberto e concilie com o seu contabil.

Apos levantar as diferenças efetuar as baixas da seguinte forma :

D - Fornecedores
C - Ajustes de exercicios anteriores ( P.L)

Pois se foi lançado na despesa em duplicidade se deve ajustar o P.L

Espero ter lhe ajudado.

Heryck Magalhães

Heryck Magalhães

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 16 dezembro 2014 | 11:00

Entrei em contato com a empresa e ela me respondeu que a maioria desses em aberto são pagamentos a vista que não geraram Boletos bancarios (foram pagos na hora em dinheiro), Porem eles não informava que foram pagos e outros foram através do banco mas que não teve a conciliação dos pagamentos.

Mas é o seguinte, eu dei uma olhada aqui e os lançamentos estão assim:
- COMPRA:
D- Estoque
C- Fornecedor

No pagamento do banco que não foi conciliado com o fornecedor estão assim:
D- Caixa
C- Banco
(eu axo que está errado)

Ou seja, mesmo assim eu tenho que lançar na conta C - Ajustes de exercicios anteriores ( P.L) já que não foi contabilizado nada em despesas?

Sérgio Bennertz

Sérgio Bennertz

Prata DIVISÃO 2
há 10 anos Terça-Feira | 16 dezembro 2014 | 17:32

Henryck,

Se foi efetuado o lançamento de pagamento do banco contra a conta do caixa esta realmente errado, e seu saldo de caixa deve estar bem alto então vc deve mesmo fazer o lançamento ajustando o saldo do fornecedor contra o caixa.

D- Fornecedores
C- Caixa
Historico - Ajuste de lançamentos de anos anteriores.

No caso de dos pagamentos que foram feitos em dinheiro e não foram lançados contabilmente vs deve fazer o mesmo lançamento conforme acima e sempre deixando registrado no historico que corresponde a lançamentos de anos anteriores.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade