Vanessa Rosa Henrique
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidadebom dia!!!
Estou em duvida com relação a vinculação do plano de contas , qual conta do plano referencial vincula com aplicação financeira?
respostas 58
acessos 294.700
Vanessa Rosa Henrique
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidadebom dia!!!
Estou em duvida com relação a vinculação do plano de contas , qual conta do plano referencial vincula com aplicação financeira?
Anderson
Ouro DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeVanessa Rosa Henrique, por favor detalhe mais sua pergunta.
William Martins
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia Vanessa,
Eu coloco como 1.01.01.02.00 Bancos, pois não consegui ver outra opção.
Vanessa Rosa Henrique
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeBom dia Anderson!!!
Eu estou fazendo a vinculação do meu plano de contas com o plano de contas referencial para enviar a declaração para receita federal, e fiquei na duvida qual conta do plano referencial se encaixa com aplicação financeira. Mas ja resolvi como diz o nosso colega Willian Martins eu vinculei a conta 1.01.01.02.00.
William Martins
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Anderson Kolera Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabiliddeboa tarde,
As contas do plano referencial para aplicação financeira é umas dessas abaixo, observando:
PLANO REFERENCIAL ECD
1.01.01.07.01 - Valores Mobiliários - Mercado de Capitais Interno
Contas que registram as aplicações no mercado de capitais do Brasil, de recursos de livre movimentação, cujo vencimento ou resgate venha a ocorrer no curso do ano-calendário subsequente.
PLANO REFERENCIAL ECF
1.01.01.05.01 - Títulos para Negociação - Mensurados a Valor Justo Por Meio do Resultado (VJPR) - No País
Contas que registram ativos financeiros, no país, sobre os quais há a intenção de negociação no curto prazo.
1.01.01.05.02 - Títulos Disponíveis para Venda - No País
Contas que registram ativos financeiros, no país, sobre os quais não há definição de quando e se serão negociados no curto prazo ou mantidos até o vencimento.
1.01.01.05.03 - Títulos Mantidos até o Vencimento - No País
Contas que registram ativos financeiros, no país, não derivativos, com pagamentos fixos ou determináveis, e com vencimento fixo, para os quais há a intenção e a capacidade de se manter até o vencimento, no curto prazo. Esses título são avaliados pelo método de custo amortizado.
fonte: Manual Sped Contábil e Manual ECF
William Martins
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Realmente, essa seria a conta correta Anderson!!!
Vanessa Rosa Henrique
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeBom dia!!!
Qual conta do plano referencial vincula com reservas de lucro a distribuir e reservas de capital?
Dennis Faggiani
Iniciante DIVISÃO 5 , Não InformadoSenhores,
Estou confuso, no site da receita tem plano referencial totalmente daquele que está no manual da ECF.
Qual é correto usar?
No plano de contas da ECF não tem as contas de resultado, como isso vai ser mapeado?
Obrigado
Anderson Kolera Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabiliddebom dia Dennis,
Você vede usar o plano referencial para a ECF que esta anexo ao Ato Declaratório Executivo Cofis no 20/2015.
Com relação ao plano referencial você deve observar os seguintes registros no manual:
Planos de Contas Referenciais:
Contas Patrimoniais Registro - L100A - PJ em Geral
Contas de Resultado Registro - L300A – PJ em Geral
Ana Miriam dos Santos Ferreira
Bronze DIVISÃO 4 , Gerente Contabilidadeaonde aloco as contas de aplicação financeira no plana de contas referencial ?
Grata
Miriam
Jonathan
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Prezada Ana Miriam,
A resposta para sua pergunta foi respondida logo acima pelos colegas.
Att.
Débora Carolina Alfaiate
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade Anderson Kolera Silva.
Será que você pode tirar minha duvida?
Estou referenciando o plano de conta para ECF, não sei onde referenciar a conta de encerramento do exercício.
E é obrigatório criar um plano de custo?
Anderson Kolera Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) ContabiliddeBom dia Débora,
Você pode usar a conta 3.01.01.09.01.99 (-) Outras Despesas Operacionais, pois a conta de encerramento do exercício é transitória e possui saldo zero.
Com relação ao plano de custo, você deverá seguir o seu plano de contas, que certamente contém as contas de custos, essas contas deverão ser referencias no registro L210 da ECF.
Débora Carolina Alfaiate
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeAnderson o meu ECF, não tem o campo L210
Como faço?
Anderson Kolera Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) ContabiliddeDébora, como assim não tem? da uma olhada no manual da ECF.
Ana Claudia
Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeBoa tarde!
Estou em duvida em relação ao Relacionamento do Plano de conta (meu) Com o plano referencial da receita o De x Para. Gostaria de saber se eu posso relacionar apenas as contas que utilizei de uma determinada empresa naquele movimento ou tenho que relacionar todo meu plano de contas?
Jessé César Pinto
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Estou com uma dúvida referente a conta de títulos descontados para ECF. No nosso plano de contas está inserido no Ativo como conta redutora(esse plano é utilizado pelo grupo de empresas a muito tempo),no plano referencial no passivo, mas na ECD como não havia necessidade de plano de contas vinculado, foi enviada normalmente.Agora se classificar os títulos descontados no Passivo, vou ter uma alteração significativa no meu balanço na ECF( além de algumas advertências sobre a natureza das contas), para o que foi entregue na ECD ainda com o conceito antigo.
Devo classificar no passivo assim mesmo ?
Anderson Kolera Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabiliddeboa tarde,
Diante do que voce citou, aconselho a manter numa conta do Ativo os títulos descontados, para que seu balanço ECF não fique diferente do balanço Societário, para o ano de 2014.
Para o ano de 2015 voce deverá reclassificar essa conta para o Passivo de acordo com o plano referencial.
Jessé César Pinto
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a) Anderson Kolera Silva obrigado, era esse raciocínio que pretendíamos utilizar aqui,mas sempre é bom uma segunda opinião (ainda melhor quando ela é convergente com sua ).
Muito obrigado.
Ana Carolina
Prata DIVISÃO 1 , Assistente ContabilidadeBoa tarde,
Qual conta utilizo para:
COMPRAS DE MERCADORIAS
(-) DESCONTOS OBTIDOS
Essas contas não exitem no plano referencial da receita. Qual utilizar?
Anderson Kolera Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabiliddeboa tarde Ana Carolina,
Segue abaixo as contas referenciais e a conceituação de acordo com o manual da ECF.
COMPRAS DE MERCADORIAS:
3.01.01.03.01.02 (-) Custo das Mercadorias Revendidas
Contas que registram o valor dos gastos que compõem o custo total das mercadorias revendidas após a realização dos estoques.
(-) DESCONTOS OBTIDOS
3.01.01.05.01.05 Outras Receitas Financeiras
Contas que registram receitas auferidas no período de apuração relativas a juros, descontos, lucro na operação de reporte, prêmio de resgate de títulos ou debêntures e rendimento nominal auferido em aplicações financeiras de renda fixa, não incluídas em linhas específicas. As receitas dessa natureza, derivadas de operações com títulos vencíveis após o encerramento do período de apuração, serão rateadas segundo o regime de competência.
Ana Carolina
Prata DIVISÃO 1 , Assistente ContabilidadeObrigada Anderson!
Marcio Cruz
Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia a todos,
A conta de mútuo no meu balanço está classificada no Ativo, mas com o tempo, o valor passou a ficar negativo, por este motivo, reclassifiquei para o Passivo na ECD. Seria possível eu reclassificar na ECF a conta de mútuo para o Passivo também? Pode dar crítica de natureza de conta?
Agradeço antecipadamente
Marcio
Igor Felicio
Bronze DIVISÃO 4 , Analista TributosOnde encontro o Plano de Referencial do E.C.F comentado??
Anderson Kolera Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabiliddeboa tarde !!
O plano referencial esta dentro do manual da ECF.
link do manual
Igor Felicio
Bronze DIVISÃO 4 , Analista TributosObrigado Anderson..
Bianka Nogueira
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeBom dia, eu li as mensagens mas continuo em dúvida. Qual seria a conta no plano referencial para Aplicações Financeiras?
Grata
Anderson Kolera Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabiliddeboa tarde Bianka !
Segue abaixo a conta e a descrição conf. manual do SPED.
3.01.01.05.01.05 Outras Receitas Financeiras
Contas que registram receitas auferidas no período de apuração relativas a juros, descontos, lucro na operação de reporte, prêmio de resgate de títulos ou debêntures e rendimento nominal auferido em aplicações financeiras de renda fixa, não incluídas em linhas específicas. As receitas dessa natureza, derivadas de operações com títulos vencíveis após o encerramento do período de apuração, serão rateadas segundo o regime de competência.
Bianka Nogueira
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeOlá Anderson!
Na verdade, a minha dúvida é referente à conta de Ativo Circulante (aquela aplicação que tem nos bancos - CDB, etc)
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade