Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 13.286

Contabilização de Mineradora Arrendada

Elton

Elton

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 22 dezembro 2014 | 12:55

Srs boa tarde...

Tem aí algum profissional ou expert que pode me ajudar no seguinte:

EXPOSIÇÃO:

Empresa mineradora, optante pelo simples nacional extrai pedras, para venda.
Não adquire produtos para revenda, nem tampouco matéria prima, apenas custos com pessoal, combustíveis, etc..
A jazida não pertence a empresa, paga royaties pela extração.

1º - Como contabilizar estoques de produtos extraídos, haja vista que não é proprietária da mina, ou seja, não possui lançamento no intangível.
2º - Não deve contabilizar a exaustão pq, como exposto, não é a titular da mina, correto?
3º - Estando em início dos processos contábeis, e, conhecendo o valor da jazida, deve fazer algum lançamento a título de controle, etc...
4º - Envio amostra grátis à clientes, debitando-se conta de despesas c/vendas, subconta, amostra grátis, mas, e quanto à contrapartida, haja vista que não possui estoques.

Agradeço a quem puder ajudar...

Elton



Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 22 dezembro 2014 | 16:02

Boa tarde Elton

Tudo que está no subsolo, pela Constituição Federal, é de propriedade da União.

Sendo assim a empresa que recebe os royalties está recebendo pelo uso do terreno. Para a extração dos recursos seu cliente (a mineradora) ela tem que conseguir uma autorização ambiental (se não me engano é no DNPM - Departamento Nacional de Pesquisa Mineral) onde deve constar o valor desta Jazida. Este valor é apurado por profissional de geologia.

Quando liberada a autorização ai você lançará:

D - Direito de Extração (ativo intangivel)
C - Capital Social (PL)
VR - Valor avaliado pelo geologo

Você lançará no capital social pois é um direito de concessão do subsolo, onde o mesmo não é propriedade de quem arrendou as terras a mineradora.

Esse valor será zerado até a completa exaustão da jazida, sendo feito o lançamento


D - Estoque de materia prima (AC)
D - Perdas na extração (CR) - referente a itens que compõe a jazida mas não foram aproveitados como matéria prima
C - (-) Amortização de Jazidas (ANC)

Outros custos como mão de obra gasta para a obtenção da matéria prima e aqueles referentes a esta produção devem ser lançados no estoque de MP sendo depois baixados como Custo da Matéria Prima, após a Matéria prima ter sido vendida.

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade