x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 12.075

Contabilização Aluguel

Mariana da silva

Mariana da Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Analista
há 10 anos Terça-Feira | 23 dezembro 2014 | 10:54

Pessoal Bom dia.

Estou com uma dúvida enorme rs.

O que acontece faço a contabilidade de um empresa que é de empreendimento, ele alugou um andar do prédio para uma empresa e teve uma intermediação de uma imobiliária.

O locatário ao invés de pagar o aluguel para a minha empresa ele transferiu o valor para a imobiliária referente a comissão, só que a imobiliária foi lá e emitiu a nota para a minha empresa como faço esse lançamento? Pelo fato de que o dinheiro não passou por nós e ainda teve impostos retidos na nota que a imobiliária emitiu pois foi serviço de agenciamento.

Obrigada.

Visitante não registrado

há 10 anos Terça-Feira | 23 dezembro 2014 | 12:50

Boa tarde Marina

olha.. pelo que entendi houve uma permuta ai ...

vc deve fazer a contabilização separada
e fazer o encontro de contas ( fornecedor e cliente )

caso nao seja isso , favor detalhar melhor a operação

att

Mariana da silva

Mariana da Silva

há 10 anos Terça-Feira | 23 dezembro 2014 | 13:47

Boa tarde Anderson,

Obrigada pelo retorno.

Acredito que não seja permuta porque não estamos falando de pessoas jurídicas distintas.

E o seguinte.

A minha empresa é proprietária do imóvel e aluga ou seja ela é Locadora ok?

E alugo para um cliente X ele será o locatário ok?

E nesse meio teve uma intermediação de uma imobiliária que foi a responsável pelo o aluguel do imóvel da minha empresa, com isso ela terá uma comissão.

O locatário ao invés de pagar o primeiro aluguel para o locador ele pagou direto para a imobiliária referindo -se o valor da comissão. A imobiliária disse que faz isso em todos os contratos.

Porque aqui o habitual dos outros imoveis é o Locatário pagar para nós e nós repassarmos o valor para a imobiliária referente a comissão.

Só que esse contrato foi feito diferente o locatário pagou direto para a imobiliária.

A Imobiliária foi lá e emitiu uma nota para nós com o serviço de agenciamento esse serviço tem retenção na fonte. Só que nós não pagamos nada para eles e sim o locatário, essa é minha dúvida como faço esse lançamento?

Obrigada mais uma vez.

Eduardo Henrique Menegueti Domeni

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 23 dezembro 2014 | 14:33

Mariana da Silva,

Olá Mariana, este tipo de transação é ref. a intermediação é normal nas empresas de locação. Você pode analisar o Seu contrato que ele faz menção a intermediação da imobiliária, que será recepcionada como comissão na sua contabilidade. Vejamos:

Pela locação - Sua empresa x Cliente
D-Clientes a receber (AC)
C- Recitas de locação (Resultado)
Obs. Aqui Será registrado o valor Bruto. Ou Seja o Valor do Mês do contrato 1.000,00

Pelo recebimento - feito pela imobiliária, que posteriormente descontou sua comissão e lhe reembolsou o líquido.
D- Banco (AC)
C- Clientes a receber (AC) - aluguel líquido 900,00

D- Comissão a pagar/Fornecedor(imobiliária) (AC)
C- Clientes a receber (AC) 100,00 - Imobiliária(comissão)

Pela emissão Nota (imobiliária)
D-Comissões ou Serv. Prestados(Resultado)
C-Fornecedor(imobiliária) (PC) 100,00

D-Fornecedor(imobiliária) (PC)
C- Comissão a pagar/Fornecedor(imobiliária) (AC) 100,00

Têm várias maneiras de se fazer está operação. Está trata-se de uma delas. Abs

- Assessoria Contábil 
- Perícia  Judicial/Extrajud.
- Wats (18) 996248632
e-mail: [email protected]
Mariana da silva

Mariana da Silva

há 10 anos Terça-Feira | 23 dezembro 2014 | 15:39

Boa tarde Eduardo,

Obrigada pelo retorno.

Ainda tenho uma dúvida rs, desculpa mais é algo novo para mim.

Olha é o seguinte ao invés de receber o aluguel ele foi pago a imobiliária isso pelo contrato.

Então eu não receberei nenhuma dinheiro referente o aluguel, nada entrará na minha conta.

A locatária ao invés de me pagar ela pagou direto para imobiliária e a mesma emitiu uma nota de serviço para mim de agenciamento a qual tem retenções na fonte.

Essa é a minha dúvida, tenho que lançar a nota fiscal reter os impostos só que o valor do aluguel não entrou pelo banco.

O valor do aluguel é 16.000,00 a locatária foi e pagou esse valor para imobiliária pois foi acordado que o primeiro aluguel seria para a imobiliaria, ao invés de nos ter pago e nos faríamos o repasse.

Não sei se conseguir se clara rs.

Att.

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 23 dezembro 2014 | 16:54

Há ta entendi,

Não se trata de taxa de Administração,

Mas sim da Intermediação do Aluguel, pois bem neste caso o contrato se dá pelo recebimento do primeiro aluguel pela Imobiliária;

O valor era devido pra vocês que posteriormente pagariam a imobiliária mediante a nota fiscal. Porém como ele já o recebeu e emitiu a nota de agenciamento pra vocês vão incidir retenções.

Entretanto ele deveria ter feito uma regrinha de três e emitir o valor da nota para sair os 16.000,00 inclusos os impostos?.

Eu entendo que as retenções eles têm que repassar para vocês fazerem os recolhimentos. Ou seja eles reembolsam a vocês, que recolhem os Darfs devidos.

ou Eles recolhem e enviam os comprovantes para vocês junto com a nota, pois já receberam.

No caso da contabilização:

D- Clientes a Receber (Ativo)
C- Receitas com Locação (resultado)

D-Caixa (Ativo)
C- Clientes a Receber (Ativo)

D- Despesas Comissão/taxas Adm (Resultado)
C - Fornecedores(imobiliária) (PC)

D-Fornecedores(imobiliária) (PC)
C- Contribuições a Recolher (PC)

D- Fornecedores(PC)
C- Caixa(AC) - Pegar Recibo de quitação

D- Contribuições a pagar(PC)
C- Caixa (AC) - pagamento dos impostos

- Assessoria Contábil 
- Perícia  Judicial/Extrajud.
- Wats (18) 996248632
e-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade