x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 2.058

recebimento de devolução

Ivone Candida

Ivone Candida

Iniciante DIVISÃO 5 , Aprendiz
há 17 anos Terça-Feira | 22 abril 2008 | 08:29

Olá,preciso contabilizar que um cliente me devoluveu um produto que fabrico( ventilador) dentrodoprazo de garantia. Devo reembolsá-lo ou trocar o produto? e como devo contabilizar? Espero que alguém possa me ajudar.

Georgito Motta do Nascimento

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Fiscal
há 17 anos Terça-Feira | 22 abril 2008 | 10:11

Ivone , bom dia

Existem varias formas de fazer, tudo depende do acordo entre voce e seu cliente.

Se ele quiser trocar, é só pedir para ele emitir uma nota de Remessa de troca em garantia, e voce lhe encaminhar o novo produto com a respectiva nota de saida ( onde nao gera financeiro).

Caso ele queira devolver o produto ( logicamente ele devera fazer uma nota de devoluçao), a contabilizaçao ficara da seguinte forma ( a grosso modo, desconsiderando os impostos).

D - Devoluçao ( receita de vendas)
C - Cliente ( ativo)

D - Cliente ( ativo)
C - caixa ( ativo)

Abraços

Georgito

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Fiscal
há 17 anos Terça-Feira | 22 abril 2008 | 11:38

Entao vamos la Ivone,

Tudo de novo, agora com os impostos, incluindo tambem os lançamentos de estoque.

Na devoluçao

D - devoluçao (receita de vendas)
C - Clientes ( ativo)

D - IPI ( passivo )
C - IPI ( receita de vendas )

D - Icms ( passivo )
C - ICMS ( receita de vendas)

D - PIS ( passivo)
C - PIS ( receita de vendas )

D - COFINS ( PASSIVO )
C - COFINS ( receita de vendas )

D- Cliente ( ativo )
C - Caixa ( ativo)

Ivone, em relaçao a planilha de pis e cofins estarei disponibilizando para voce uma versao simples que eu tenho aqui comigo, onde se calcula, IRPJ-CSLL-PIS-COFINS e ISS.

Devido a varios pedidos eu estou elaborando uma nova planilha, de cara nova, muito mais facil de mexer.

Na TELA PRINCIPLAL deste arquibo aparecera varios "BOTOES" se assim podemos dizer, com o nome dos topicos a ser utilizados pelo usuario, ao clicar em um destes "BOTOES" aparecera a planilha desejada.

Exemplo, Faturamento bruto, faturamento liquido, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL , ISS etc...

As planilhas estarao amarradas uma as outras ou seja, ao digitar os dados do faturamento mensal ele calculara todos os impostos ( pis, cofins, csll, irpj, iss), inclusive descontamdp as retençoes de notas de prestaçao de serviço etc...

Sera uma ótima ferramenta para calculo de impostos , ou se seu sistema já calcula estes impostos , sera ´com certeza uma otima ferramenta para conferencia e tambem para apresentaçao de dados a gerencia.

Ja estou em fase final de termino, a daqui a tres dias ja estara disponivel a versao para lucro presumido.

Abraços

Ivone Candida

Ivone Candida

Iniciante DIVISÃO 5 , Aprendiz
há 17 anos Terça-Feira | 22 abril 2008 | 12:26

Georgito, pelo que entendi vc já me mandou a planilha mas ainda nao chegou, ou qntendo errado? ah, obrigada pela atenção que tem dado ao meu caso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade