Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 727

DISTRIBUIÇÃO DE LUCRO

Sebastião Rodrigues Dantas

Sebastião Rodrigues Dantas

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 22 abril 2008 | 12:57

Prezados Amigos:
Sou sócio de uma Empresa de Responsabilidade Ltda.Todavia, pretendo me retirar da mesma (são três sócios) Acontece que, eu e outro sócio temos apenas 6% do capital. Nos últimos 3 anos a Empresa obteve pouco lucro no final do exercício, porque adquirio alguns bens, principalmente na aquisição de novos equipamentos.Instalou 2 filiais fazendo com que grande parte do que seria "lucro" fosse empregado na aquisição desses equipamentos inclusive imóveis. Nenhuma distribuição de lucro foi feita por conta dessa situação. Pergunto: Ao retirar-me da sociedade, juntamente com o outro sócio minoritário, teremos direito sobre o atual patrimônio da Empresa que cresceu 500% no período ou limita-se apenas ao percentual sobre o Capital inicial?
Desde agradeço pela(s) resposta(s).

CARLOS MAGNO DA ROCHA BORGES
Articulista

Carlos Magno da Rocha Borges

Articulista , Proprietário(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 19:03

A conta correta passa por uma conta que ninguém faz.
Toda empresa tem capacidade de gerar caixa e é essa capacidade que dá a tônica de quanto ela de fato vale.
Assim, o correto seria fazer essa conta e vender seu percentual, não em função do patrimônio léquido, mas pela capacidade de gerar caixa, pelo valor da carteira de clientes, dentre outros. Embora o patrimônio tenha crescido ele valerá para vocês e em uma liquidação de sociedade ele não valerá nada para ninguém.
Ponha os bens a preço de mercado, veja a capacidade de gerar lucro, atualize as dívidas, fiscais, trabalhistas, e ao fim veja o que vale o negócio. Dai faça a proposta de venda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade