x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 6.879

Augusto Sergio dos Santos Martins

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 6 janeiro 2015 | 11:04

Bom dia!
Estou com uma duvida sobre um lançamento contábil referente a notas fiscais glosadas. No caso é um hospital que fez uma cirurgia em convenio com o Bradesco Saúde no valor de R$ 64.326,00 e o valor glosado de 21.866,00. A minha dúvida é como classifico esse valor glosado? Obrigado!

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 6 janeiro 2015 | 11:45

Augusto Sergio dos Santos Martins, bom dia.

Antes de tudo você deve verificar se ainda cabe recurso, caso não haja mais possibilidade de recursos a glosa deverá ser classificada como dedução da receita, exemplo:

D – Serviços Glosados (R)
C – Cliente (AC)

Lembrando que o demonstrativo de glosa deverá ser o documento hábil para tal lançamento.

Legenda:

R = Conta de Resultados
AC = Ativo Circulante

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 6 janeiro 2015 | 13:23

Luiz José obrigado pela resposta! Mas ainda persiste uma duvida, pois no meu caso o Hospital está realizando o pagamento da nota fiscal, com redução do valor total da nota (glosa), gerando uma nova fatura com o valor atualizado. A classificação seria assim:

D - FORNECEDOR (PC)
C- BANCO (AC)

A outra conta credora a ser classificada é que ainda não sei qual utilizar... Recebi a orientação de lançar como descontos obtidos, mas isso não é desconto obtido! Por favor se você puder me ajudar serei muito grato!

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 6 janeiro 2015 | 13:57

Boa tarde Augusto Sergio dos Santos Martins.

Este procedimento está tecnicamente errado, não pode ser emitida duas notas fiscais para o mesmo serviço, portanto sem entrar no mérito da questão, aqui vão os lançamento para o presente caso e caberá a você adaptá-los a sua situação.

Pela emissão da Nota Fiscal

D –Cliente
C – Receita R$ 64.326,00

Pela Glosa

D – Glosa
C –Cliente R$ 21.866,00

Pelo Recebimento do cliente

D – Caixa/bancos
C – Cliente R$ 42.460,00

Com relação ao nome da conta, é irrelevante, desde que ela seja uma conta redutora da Receita entendeu? Eu por exemplo, uso o termo “Serviços Glosados” mas pode ser qualquer outro, desde que seja relativo ao fato contábil.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade