x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 13.465

adiantamento cartao crédito

andreia cristina de melo

Andreia Cristina de Melo

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 22 abril 2008 | 21:23

Boa noite,
Fazemos antecipaçao de cartao de crédito Visa e está desta forma Exemplo:
--na antecipaçao o banco credita o valor liquido da antecipaçao no banco ( D- Banco e C- Adiantamento R$ 100,00; e D- juros de antecipaçao e C- banco R$ 3,00 ficando um liquido creditado na conta de R$ 97,00)
--na data do vencimento do cartao antecipado o banco credita o valor do cartao ( D - Banco e C- Cliente R$ 100,00 e D- despesas de cartao e C- banco R$ 5,00, ficando um valor liquido de R$ 95,00)
-- Como esse cartao já foi antecipado ele debita o valor liquido, estorno o valor do cartao ( D- adiantamento e C- banco R$ 95,00),
??? agora nao sei como fazer com o restante (R$5,00) para zerar o adiantamento, uma vez que nao posso deduzir o valor das despesas. Alguem pode me ajudar?????

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 23 abril 2008 | 13:39

Boa tarde Andreia,

Desculpe, eu quero entender os lançamentos primeiro:

1. no primeiro laçto. você creditou adiantamento? Adiantamento é conta devedora, não está invertido?
2. Aí ficaria saldo de 97,00 em adiantamento (devedor) e 100,00 no banco (credor)
3. Depois o banco recebe os 100,00 e zera e o cliente para mais 5 de juros?

Voce poderia explicar mais uma vez, talvez eu não tenha entendido!

Quem sabe eu ou outros amigos possamos te ajudar

Grato

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
andreia cristina de melo

Andreia Cristina de Melo

há 17 anos Quarta-Feira | 23 abril 2008 | 17:42

Boa tarde Gilberto, agradeço o retorno, vou tentar explicar de novo, é complicado mesmo.
- Venda ( D-cliente e C-Venda) R$100,00
- Antecipação do cartão ( D-Bco e C-Adiantamento de cliente) 100,00 sendo o valor liquido creditado no banco de R$97,00 D- juros de antecipação e C-Banco R$3,00
- no dia que vence o cartao o banco credita o valor liquido na conta corrente R$ 95,00, ou seja R$100,00 menos as despesas normais do cartao: D- Bco e C- Cliente R$100,00 e D-Despesas de cartao e C- Bco R$5,00,
- nesse mesmo dia o bco debita o valor liquido de R$ 95,00 para zerar o valor antecipado então D- Adiantamento de cliente e C-Bco R$ 95,00,
mas fica faltando zerar o adiantamento de cliente em R$ 5,00
que tenho que D- Adiantamento de cliente e C- ????
Não posso creditar as despesas, pois elas existiram e não posso deduzir, mas não sei como fechar esse lançamento para zerar o adiantamento de cliente.
Será que deu para entender agora???

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 24 abril 2008 | 08:38

Bom dia Andreia,

Bem, o problema está nesta segunda operação, quando o banco pagou a conta do cliente, na antecipação, a empresa recebeu os 100,00 e pagou 3,00, ficando líquido os 97,00. Bem, partindo deste ponto, a empresa recebeu, quitou a compra do cliente e o cliente ficou devendo para o cartão, certo?
Nesta segunda operação não seria o cliente que teria que pagar o cartão já que eles já haviam pago à empresa? Onde o cliente entra na história com o seu pagamento?

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 24 abril 2008 | 09:09

Continuando....

Andreia o que tá pegando são os lançamentos de acerto, as vezes você está num caminho diferente por isso não estou entendendo, me diz uma coisa:

1. A venda, o título é de 100,00, mas no final quanto a empresa recebe líquido? E a despesa que está no contrato deste adiantamento, quanto é?
2. Qual o valor que a operadora recebe no final??
3. Qual o valor que o cliente paga no final? Ele paga para a operadora ou para a empresa?

Se o cliente para para a empresa, esta operação não passa pela conta cliente, somente entre banco e operadora, se o cliente paga para a operadora.

Andreia estou tentando te ajudar.....abraço

andreia cristina de melo

Andreia Cristina de Melo

há 17 anos Quinta-Feira | 24 abril 2008 | 10:26

Bom dia Gilberto
Vc me ajudou, consegui... é que quando o banco antecipa o cartão não é pelo valor original do cartão (R$ 100,00) e sim o valor liquido que ele vai creditar na minha R$ 95,00... Ufaaaa!!!! As vezes a gente se enrola em tantos lançamentos, mas com suas perguntas, consegui ver onde estava errando.... Muito obrigada.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 24 abril 2008 | 10:34

Agora sim, vai bater.......rs

Mas é isso aí, tem que voltar na origem da operação aí você consegue fazer os fechamentos.

Abraço

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 17 anos Quinta-Feira | 24 abril 2008 | 11:10

Vou tentar falar mais um pouco:

Pela venda:
D) Clientes
C) Receitas
R$ 100,00

A administradora cobra - hipoteticamente - 2% e faz o pagamento à empresa após 31 dias corridos. Desta maneira, nossa empresa teria a receber R$ 98,00 (R$ 100,00 - 2%)

No entanto, nossa empresa faz um adiantamento com o Banco, e não com a administradora do cartão; vamos supor que o banco cobra 5% a.m., o valor do adiantamento é consignado aos repasses da administradora, e o adiantamento foi de 15 dias (2,5%). :

Pelo adiantamento:
D) Banco (AC)
C) Adiantamento [ou "títulos descontados"] - (AC - grupo de contas a receber)
R$ 95,55
Este seria o valor que entrou na conta corrente, já descontadas as comissões da administradora e os juros do banco [98 - 2,5%]

D) Despesas Financeiras
C) Adiantamento [ou "títulos descontados"] - (AC - grupo de contas a receber)
R$ 2,45
Este valor é pertinente aos juros proporcionais sobre o líquido que a empresa receberia da administradora - (98 x 2,5%)

À época do vencimento do cartão, os lançamentos seriam os seguintes:

Pela liquidação:

a) Pelo recebimento do valor líquido da administradora:

D) Bancos
C) Clientes
R$ 98,00

a.1) Pelo registro da taxa de administração da administradora:
D) Despesas Financeiras
C) Clientes
R$ 2,00

b) Pelo pagamento, ao banco, do adiantamento:

D) Adiantamento [ou "títulos descontados"] - (AC - grupo de contas a receber)
C) Banco
R$ 98,00

Pronto! Espero ter contribuído positivamente.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Priscilla Ribeiro

Priscilla Ribeiro

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 18 outubro 2011 | 16:41

Aproveitando este tópico, gostaria de ajuda!!

No extrato de conferência da administradora de cartão de crédito, veio um valor de R$ 3.000,00 a titulo de antecipação de crédito. Então pedi o extrato detalhado de todas as prestações pagas antecipadamente.

Ex. Foi efetuada uma venda no valor de R$ 189,00 em 3x no cartão no dia 03/01/2011
Data do crédito antecipado: 11/01/2011
Data do pagamento original: 03/02/2011 - 04/03/2011 - 04/04/2011
Valor bruto: R$ 63,00 / R$ 63,00 /R$ 63,00
Valor líquido: R$ 60,10 /R$ 60,10 /R$ 60,10 (juros 4,6%)
Valor antecipado: R$ 57,60 / R$ 57,60 /R$ 57,60 (juros 4%)

Como vou efetuar os lançamentos e em qual data?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade