Hazzenath Cabral Feitosa Dantas
Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)aonde será a classificação contabil do gado de terceiros colocado em sistema de confinamento somente para engorda?
respostas 6
acessos 3.062
Hazzenath Cabral Feitosa Dantas
Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)aonde será a classificação contabil do gado de terceiros colocado em sistema de confinamento somente para engorda?
Vanivaldo Avelar
Articulista , Contador(a) Esta classificação pode-se considerar como uma conta de compensação somente para nivel de informação, pois a verdadeira necessidade de lançamento será o aluguel do confinamento, ou seja, a hotelaria que tiveste de gado de terceiro.
Agora o controle exato destes animais que estarão em confinamento seria em uma ficha de controle de estoque.
Sobre a contabilização da receita de hotelaria (confinamento) será assim:
D - caixa/banco (AC)
C - Receita de Hotelaria (CR)
e a receita será de tributada de acordo com a seu regime de tributação.
Espero que tenha lhe ajudado.
Hazzenath Cabral Feitosa Dantas
Bronze DIVISÃO 5, Contador(a) obrigado, acho que estou na direção certa estava pensando desta forma, mas não tinha certeza ok.
obrigada
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não Informado Concordo com o Vanivaldo, mas...
por que não o Controle Contábil do gado de terceiros, ao invés do uso de Fichas cujo respaldo jurídico é duvidoso?
O referido controle (e lançamentos) é tão necessário quanto aqueles que praticamos para o reconhecimento das receitas oriundas do aluguel de pastagens para engorda do gado de terceiros. Afinal, há um credor de um estoque que não nos pertence.
É certo que a obrigação de registrar o fato como "Rebanho em Pastagens de Terceiros" é deste credor, mas é certo também, que temos em nossas pastagens gado que não é nosso.
Vanivaldo Avelar
Articulista , Contador(a) Saulo, qual seria a contra partida da conta "Rebanho em Pastagens de Terceiros"?
Considerando que esta conta "Rebanho em Pastagens de Terceiros" seja obrigação, pois no meu ponto de vista seria.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não Informado Boa noite Vanivaldo,
Há que se distinguir de qual empresa estamos falando, se da empresa dona do gado, ou da que apenas o está engodando.
A empresa dona do gado tem (pela legislação) a obrigação de registrar contabilmente em seus estoques e inventário, o gado que está em poder de terceiros, logo, fará o registro levando a crédito da conta Estoque - REBANHO BOVINO - Gado para o Corte, Gado para Engorda ou Gado em formação (dependendo das características do gado enviado para engorda) e a débito da conta Estoque - REBANHO EM CONFINAMENTO - Rebanho em Pastagens de Terceiros. O nome das contas pode ser mudado, desde que indique claramente sua natureza e destinação. Neste caso, deve indicar que parte do Rebanho total da empresa está em poder de terceiros, para que engorde.
Na prática, pela entrega do Rebanho para engorda, ficaria assim:
D - REBANHO EM CONFINAMENTO (AC)
Rebanho em pastagens de terceiros
C - REBAANHO BOVINO (AC)
Gado para corte (por exemplo)
Com o lançamento acima, a empresa dona do Rebanho terá registrado em seu estoque todo o Rebanho que esteja em poder de terceiros. Naturalmente, os valores que a outra empresa cobra pela hospedagem do gado, serão aqui reconhecidos como custos operacionais.
Já a empresa que simplesmente está alugando a pastagem, deverá registrar as receitas provenientes da "Hotelaria" como você mencionou, e também o Controle do Rebanho que engorda em suas pastagens. Poderá fazer isto usando as Contas de Compensação ou simplesmente registrar o fato através do seguinte lançamento:
D - REBAANHO EM CONFINAMENTO (AC)
Rebanho de Terceiros para Engorda
C - CRÉDITOS DE TERCEIROS (PC)
Credores pela entrega de Rebanho para Engorda
Desta forma fica contabilmente clara a existência de estoques de terceiros e o controle passa a ser contábil.
É no mínimo (reconheço) uma maneira conservadora de se registrar os fatos, mas tenha certeza de que evitará problemas que só existem quando o controle é feito extracontabilmente com o uso de simples fichas.
Vanivaldo Avelar
Articulista , Contador(a) Bom dia Saulo,
Concordo plenamente em controlar este rebanho contabilmente, o exemplo que falei sobre as fichas é no tocante de além do registro contabil do gado, ter um controle extracontabil, no caso a ficha.
Posso não ter me expressado corretamente, mas a intenção foi neste sentindo.
Um abraço.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.