x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 570

Montagem de loja em imóvel da empresa

DOUGLAS HENRY

Douglas Henry

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 13 janeiro 2015 | 11:26

Com relação ao seguinte caso:
Posto de gasolina contrata empresa terceirizada para a montagem de uma loja de conveniência no estabelecimento. A empresa terceirizada vai fornecer os móveis e utensílios e a mão de obra pelo será cobrado um valor X, a forma de pagamento será a prazo em 03 parcelas mensais e a entrega em 40 dias corridos.
Como proceder quanto ao reconhecimento e forma de contabilização do ativo, custos e despesas?

Obrigado!

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 14 janeiro 2015 | 14:03

Prezado Douglas Henry ,

Primeiro você precisa confirmar se o terreno onde se localiza o posto é da própria empresa ou se é alugado. Caso seja proprio a será contabilizado no imobilizado como "Edificações e instalações", caso contrário, ficará na conta "Benfeitorias em bens de terceiros" isto se referindo a construção, os demais bens (móveis, máquinas) deverão consta em conta devida. Saliento que nos casos de construções, independente de ser "Edificações" ou "Benfeitorias em bens de terceiros", todos os gastos inerentes a obra devem ser contabilizados como imobilizado, ou seja, todo e qualquer valor pago e que foi aplicado diretamente na obra (isto inclui fretes por exemplo).

At.
Marcos Vinicius

DOUGLAS HENRY

Douglas Henry

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 14 janeiro 2015 | 15:01

Obrigado Marcos!

No caso o Terreno é próprio e a construção já existe, o detalhe é que foi contratada uma empresa terceirizada para fazer somente a montagem interna da loja e está empresa além da mão de obra vai fornecer os móveis e utensílios.


Neste caso os bens e a mão de obra devem ser classificadas como imobilizado?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade