Aparecida Vicente da Silva
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)respostas 18
acessos 2.325
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Karin
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Aparecida Vicente da Silva
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Obrigada Karin pela ajuda.
Eduardo Molinari
Consultor Especial , ControllerBom dia Aparecida!
Apesar da resposta correta de nossa colega Karin, essa nota é uma receita ou despesa? Você não explicou isso, pois se foi receita para você o lançamento não é esse....
Se for despesa mesmo, o lançamento da Karin está correto.
Sds
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Oi Eduardo. No caso é NF de receita.
Grata.
Eduardo Molinari
Consultor Especial , ControllerBom dia Karin, então o lançamento é outro:
D - Clientes (AC) = 833,50
C - Receita de Serviços (Resultado) = 1.000,00
C - INSS Retido (Resultado) = 110,00
C - IRRF Retido (Resultado) = 10,00
C - Pis Retido (Resultado) = 16,50
C - Cofins Retido (Resultado) = 30,00
Sds
Eduardo Henrique Carvalho
Prata DIVISÃO 3 , Assistente ContabilidadeBom dia, Eduardo.
Esse lançamento não está fechando.
Os impostos retidos deveriam estar a débito, como despesas antecipadas?
Eduardo Molinari
Consultor Especial , ControllerCredo... Eduardo.. que mancada..rsrsr.. me perdoe.. eu alterei e não percebi que as contas de resultado são DEBITOS e não crédito.. Aparecida me perdoe o equivoco.. mas as contas abaixo da conta Receitas SÃO NATUREZA DEVEDORA (impostos incidentes sobre faturamento)...
Só complementando Eduardo, os impostos incidentes são contas de resultado, ja que o cliente é quem vai ser o responsável pelo recolhimento dos mesmos e não despesas antecipadas....
Desculpe a falha pessoal.....
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Eduardo eu entendi seu exemplo mesmo com o equívoco rsrs. Muito obrigada pela ajuda.
Eduardo Molinari
Consultor Especial , ControllerSempre a disposição Aparecida...
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Oi Eduardo só mais uma pergunta. E quando na apuração dos impostos sobre esta NF? Qual seria o lançamento correto? Já que eu vou recolher estes impostos abatendo estas retenções.
Grata
Aparecida
Eduardo Molinari
Consultor Especial , Controllerhummmm Aparecida.. então a coisa muda de figura... mas não acho que está correto o procedimento..... o correto é o CLIENTE seu fazer as retenções e efetuar o recolhimento....
Mas se o Cliente já pagou o valor bruto sem ter feito as retenções, então a contabilização correta é:
D - Clientes (AC) = 1.000,00
C - Receita de Serviços (Resultado) = 1.000,00
D - Impostos s/Vendas (resultado) - INSS = ( 110,00)
D - Impostos s/Vendas (resultado) - IRRF = ( 10,00)
D - Impostos s/Vendas (resultado) - PIS = ( 16,50)
D - Impostos s/Vendas (resultado) - COFINS = ( 30,00)
C - INSS a Recolher (PC) = 110,00
C - IRRF a Recolher (PC) = 10,00
C - Pis a Recolher (PC) = 16,50
C - Cofins a Recolher (PC) = 30,00
Sds
Leandro Morais
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a) Aparecida Vicente da Silva, boa tarde!
Apesar de não ter se dirigido a mim, proponho-me a ajudá-la.
Pelo reconhecimento da receita:
D - Clientes (AC) = 5001,00
D - INSS a compensar (AC) = 660,00
D - IRRF a compensar(AC) = 60,00
D - Pis a compensar (AC) = 39,00
D - Cofins a compensar(AC) = 180,00
D - CSLL a compensar(AC) = 60,00
C - Receita de Serviços (Resultado) = 6.000,00
Pela incidência dos Tributos s/ Receita:
D - PIS s/ faturamento (Redutora Receita)
C - PIS a pagar (PC)...........R$ 39,00
Mesmo lançamento para os demais tributos, considerando IRPJ e CSLL sobre Lucro e INSS na sua respectiva classificação contábil. Considerando também, que sua tributação seja pelo LP.
Pela compensação na apuração:
D - PIS a pagar (PC)
C - PIS a recuperar (AC).... 39,00.
Mesmo lançamento para os demais tributos.
PCC só incide sobre valores pagos acima de R$ 5.000,00, ou se os serviços forem prestados a órgãos públicos, sendo esse qualquer valor, observado a legislação.
Leandro.
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Eduardo. O cliente pagou o valor líquido, abatido os impostos retidos. a dúvida é como contabilizo os impostos que irei apurar no mês pois terei direito a deduzir estes que foram retidos na NF.
Eduardo Molinari
Consultor Especial , ControllerAparecida, é que no inicio entendemos (e acho que todos) que vc queria saber a contabilização e não a apuração....
Você vai fazer o encontro de contas D - Impostos a Recuperar (um a um logicamente) (ativo) - C Impostos a Recolher (um a um) (passivo) => Histórico: Valor transferido para conta xxx, referente compensação de impostos retidos NFs.. xxxxxx
Sds
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Oi Leandro. Agradeço pela atenção. Tenho dúvidas quanto aos lançamentos quando for apurar os impostos do mês. Eu devo lançar o que irei realmente pagar(líquido) ou lançar o apurado (sem as deduções destas retenções na NF) e fazê-las somente quando fizer o pagamento dos impostos (PIs, Cofins CSLL IR etc).
Grata
Leandro Morais
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a) Aparecida Vicente da Silva, boa tarde!
Observe que é um conta corrente que necessita ser fechado. Logo, você lança o valor apurado/ incidente sobre sua receita/lucro. Desta forma como exemplifiquei, se teve uma Receita de R$ 6.000,00, você irá contabilizar o PIS (0,65%) sobre esse valor, ou seja, R$ 39,00.
D - PIS s/ faturamento (Redutora Receita)
C - PIS a pagar (PC)...........R$ 39,00
Ao final do mês, você irá verificar o que foi gerado de crédito no AC (PIS a compensar), ou seja, todas as retenções que sofreu no mês, e deduzirá do imposto que você apurou sobre sua receita.
D - PIS a pagar (PC)
C - PIS a compensar (AC).... 39,00.
É notório que no seu passivo não irá constar débitos de PIS, pois o valor que você teria a recolher já foi quitado com a retenção sofrida.
Apuração Fiscal
Valor Faturamento no mês: R$ 6.000,00
PIS s/ faturamento no mês: R$ 39,00 (6.000,00 x 0,65%) - Registrado PIS s/ faturamento (Redutora Receita) e PIS a pagar (PC)
PIS retido no mês: R$ 39,00 - PIS a recuperar (AC)
PIS a pagar: R$ 0,00 (No seu passivo não haverá saldo de PIS a pagar, pois já foi recolhido por antecipação pela fonte pagadora)
O mesmo raciocínio se aplica aos demais tributos. Ou seja, você fará sua apuração fiscal normal, gerando débitos dos tributos. Todavia, quando concluir deverá observar se existe créditos fiscais (Tributos a Compensar) que possam ser deduzidos do valor que você terá a recolher, em caso positivo, você pagará somente a diferença se houver. Espero ter ajudado!
Leandro.
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Leandro
Entendi. É cheio de detalhes e se faltar um lançamento acaba não fechando no final. Obrigada pela ajuda.
Laís de Matos
Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade Aparecida Vicente da Silva;
Os colegas explicaram perfeitamente para você, mas apenas para a compreensão desta dúvida:
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade