x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 661

Aquisição de Imobilizado com verba ministerial

Diego Rosa de Paula

Diego Rosa de Paula

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 13 janeiro 2015 | 15:46

Boa tarde, somos uma empresa do 3º setor, veio uma verba de R$ 75.000,00 para compra de um veiculo, o lançamento inicial foi:

D - Conta m banco especifico(ativo)
C- convenio ministerial(passivo) R$ 75.000,00

o valor final foi da compra foi o juros poupança ou conta aplicação mais a contrapartida da entidade.
suponhamos que o veiculo ficou em R$ 84.000,00

o primeiro lançamento foi:

D ativo imobilizado
C Banco conta movimento R$ 84.000,00

porém tenho que fazer mais um lançamento para baixar a conta do passivo, como é uma verba ministerial destinada apenas para a compra desse veiculo, tenho que lançar na receita o valor utilizado desse montante que recebemos do ministério.

Minha duvida é a seguinte, tenho que criar uma conta nova no plano de contas, qual seria essa conta a ser criada? a contabilização até agora esta certa?

Até o momento, Obrigado!!!

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 13 janeiro 2015 | 16:49

Diego Rosa de Paula

Meu caro, seus lançamentos encontram-se incorretos, vamos lá..

Essa verba recebida o correto seria se fosse alocada em uma conta de resultado onde que por fim seria uma receita não operacional:

Ex:
D- Banco [AC]
C- Fundo de investimento [CR]

Concorda?
Já que o valor recebido será apenas para investimento próprio na empresa.

Ao pagamento/aquisição do veículo ficaria

D- Veículos 75.000,00 [AÑC- AI]
D- juros e despesas financeiras 9.000,00 [CR]
C- Banco 84.000,00 [AC]

Os valores de juros e demais despesas não são acoplados junto ao valor do veículo, são apenas custos de aquisição de terceiros. Despesas que são englobadas são apenas os impostos e demais despesas que devem ser destacadas na NF.

Assim seria o correto e não teria de reajustar valor em conta alguma, já que são contas de resultado.

Siglas: AC- Ativo Circulante; ANC- Ativo não circulante; AI- Ativo Imobilizado; CR- Contas de resultado;

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade