x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 897

Inicio da contabilizaçao das Provisões de Ferias e de 13 Sal

Fabia Ferreira Nunes Pires

Fabia Ferreira Nunes Pires

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 10:31

Caros colegas, bom dia.

Necessito da colaboração de vocês, pois estou em dúvida.

Na empresa que trabalho, até o momento não são contabilizadas as provisoes referente à Folha de Pagamento. Sendo assim, todo mês de Dezembro o resultado fica distorcido devido aos pagamentos de Ferias e de 13 salario. Vou iniciar os devidos lançamentos agora no mês de Janeiro/2015.

Gerei o relatório de provisões do RH, e apartir desse relatório que fiquei em dúvida.
Gerei o relatório com base de Dezembro/2014.
Pude perceber que o relatório trouxe saldos de Ferias Vencidas e de Ferias a Vencer, juntamente com a parcela 1/12 avos do mes correspondente.

Aí está a minha dúvida: tenho que implantar na contabilidade algum saldo inicial referente as provisoes que compõe o saldo no relatório do RH?


Fico no aguardo.

Atenciosamente,
Fabia Ferreira Nunes Pires.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Domingo | 25 janeiro 2015 | 14:35

Fabia Ferreira Nunes Pires,

Tecnicamente essas provisões nunca terão saldo zerado na contabilidade, isto porque sempre serão apropriadas à razão de 1/12 e dessa forma a depender da quantidade empregados que a empresa tem, tais saldos sempre serão transportados para o próximo exercício. O montante da provisão para pagamento de remuneração de férias e dos encargos sociais incidentes sobre referida remuneração será debitado em conta de custos ou despesas operacionais.

No período seguinte, a conta de provisão, classificada no passivo circulante, será debitada, até o limite provisionado, pelos valores pagos a qualquer beneficiário cujas férias ali tenham sido incluídas.

Caso não haja saldo suficiente na conta de provisão, o excedente será debitado diretamente a custos ou despesas operacionais.
Observe-se, ainda, que no final do período de apuração do imposto, deverá ser efetuada a reversão do saldo remanescente, se houver, e constituída nova provisão.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade