x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 19.126

CONTA DISPONIBILIDADES

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 25 abril 2008 | 18:05

Cristiane Gardin:

Usualmente é dado o nome de Disponibilidades a um subgrupo do ativo circulante.

Percebeu que a maioria dos sistemas contábeis são de 5 níveis?

1 Ativo

1.1 Ativo Circulante

1.1.01 Disponibilidades

1.1.01.01 Caixa Geral
1.1.01.01.0001 Caixa

1.1.01.02 Contas Bancárias
1.1.01.02.0001 Banco Alfa
1.1.01.02.0002 Banco Beta
1.1.01.02.0003 Banco Gama

Observe que no momento da emissão de um balancete de verificação o grupo disponibilidades (nível 3) agrupará Caixa (nível 4 - grupo 1) e Contas Bancárias (nível 4 - grupo 2).

Portanto, a sua pretensão prejudicará a clareza e a objetividade dos dados informativos que compõem um relatório contábil.

Contabilmente não se recomenda a junção destas duas disponibilidades distintas.

Enquanto o dinheiro em espécie - que podemos chamar de "dinheiro vivo" (além de vales, cheques, selos, haveres, etc.) - fica no cofre ou gaveta da tesouraria sempre à mão enquanto a empresa estiver operando, o dinheiro que está depositado no banco não tem o status de disponibilidade imediata.

Percebeu a diferença?

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Sandra Maria da Silva

Sandra Maria da Silva

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 17 anos Sábado | 26 abril 2008 | 11:47

Percebi sim Ricardo
O que acontece é que tenho uma micro empresa aqui no escritório que eu sei que tem conta bancária mas o dono não me envia extrato mas nem com reza brava... Já expliquei todas as consequencias, nmecessidades e beneficios da contabilização do banco mas não adinata... ele não envia.
Então eu imaginei que colocar tudo em disponibilidades, neste caso, teríamos menos problemas (ele e eu)...

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 17 anos Sábado | 26 abril 2008 | 12:35

Provavelmente o empresário mescla suas finanças particulares com as da empresa; logo, no vão intuito de privacidade, ele omite estas informações.

Não é éticamente correto misturar as duas contas, pois, conforme já constatamos, caixa é uma conta e conta bancária é outra conta, totalmente adversa.

Aprofundando o assunto, sabemos que há ocasiões em que uma empresa está com a conta positiva, e outras ocasiões em que a empresa está usando o limite de cheque especial - neste caso, o saldo da conta não deveria estar no ativo circulante, e sim, no passivo circulante.

Deste modo, caso a empresa tenha bom saldo, a disponibilidade seria alta (em primeiro plano, disponibilidade é tudo aquilo que está à mão); hoje em dia, com a crescente onda de violência, nenhuma empresa mantém muito dinheiro em suas dependências). No outro lado da moeda, supondo que a empresa esteja usando limite de crédito: se o saldo estiver no passivo, sabe-se que é impossível alguma empresa ter caixa zerado; se o saldo não foi para o passivo, o valor de disponibilidades estará credor (ou seja, negativo). Isto é aberrante.

O politicamente correto seria então solicitar por escrito e mediante protocolo que o cliente nunca deixe de fornecer os extratos bancários, admoestando-o das conseqüências legais que isto pode gerar.

Legalmente, seria infundado um contador simplesmente alegar "não contabilizei porque meu cliente não entregou os documentos". Desta maneira, a responsabilidade também recairia sobre o profissional, visto que devemos lastrear nossos procedimentos em fatos concretos representados por documentos confiáveis.

Em caso extremo, o profissional deveria renunciar ao serviço.

Eu nunca misturaria estas contas; caso eu não tenha autonomia suficiente em meu trabalho, imediatamente e por escrito comunicaria meu superior imediato.

Prof. Ricardo
Contador
ECL

Ecl

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2010 | 10:49

Prezado Ricardo,
Tenho uma empresa com o caso parecido ao da Sandra, à mesma não enviava os extratos bancários, mas agora começou a enviá-los, já que a Conta Corrente e Aplicação possuem saldo e nunca foram contabilizados, como devo regularizar essas contas? Desde já agradeço.

Vanessa Leal

Vanessa Leal

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 4 junho 2010 | 20:25

OLÁ Boa Noite....

A minha dúvida é a seguinte a empresa que trabalho não envia seus extratos bancários para o contador por misturar contas da empresa com contas particulares tendo ainda alguns pagamento sem nota fiscal ele me disse que abrirá uma nova conta para regularizar a situação contábil porem continuará com esta conta para este tipo de movimentação, qual o problema que poderá ocasionar com está conta "bagunçada"aberta... qual deve ser a postura do contador? e a receita não saberá desta conta? qual o procedimento correto a ser tomado?

Obrigada pela informação e agradeço a força desde já

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 14 anos Segunda-Feira | 7 junho 2010 | 16:54

Boa tarde, Thiago e Vanessa

Abstenho-me de oferecer alguma conclusão para suas respectivas dúvidas porque o simples fato de se ter uma contabilidade "parcial", várias conclusões podem ser projetadas, inclusive a omissão de receitas.

Considerando que virtualmente é desaconsalhável propor soluções a casos deste tipo, sugiro que algum profissional experiente seja consultado particularmente para que este possa analisar os dados envolvidos nesta situação.

Finalizando, reitero que o simples fato de deixar de se contabilizar o movimento bancário não significa que o fisco não saberá dos dados porque de acordo com o conteúdo da IN RFB 802/2007 as instituições financeiras são obrigadas a informar ao fisco o CPF das pessoas físicas que movimentarem mais que R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por semestre e o CNPJ das pessoas jurídicas que movimentarem mais que R$ 10.000,00 (dez mil reais) no mesmo período.

Saudações

Prof. Ricardo
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade