Alexandre Augusto Martins.
Prezados Colegas,
Gostaria de ler as visão dos colegas sobre o seguinte fato:
Ano passado meu cliente contratou uma auditoria que realizou o trabalho normalmente (por um preço muito em conta), passou o ano prestando muitas consultorias solicitadas pelo cliente e cobrou por isso (adquirindo confiança), e neste inicio de ano o cliente cancelou o contrato comigo (golpe final) e me disse que quem passaria a fazer a
contabilidade seria o Auditor que também tem uma empresa de contabilidade, mas não em nome dele e sim da esposa.
Perder esse cliente me trará prejuízos alem da demissão de um funcionário, mas eu acredito que isso é anti ético! qual a opinião dos colegas ? cabe uma denuncia no CRC? o que ganho com isso ?
Um forte abraço a todos.
Estimado, vejamos o que diz o nosso código de ética:
...
Art. 8º É vedado ao Profissional da Contabilidade oferecer ou disputar serviços profissionais mediante aviltamento de
honorários ou em concorrência desleal.
...
Para o amigo oferecer uma denuncia no conselho, precisa estar convicto se houve infração ao artigo acima, por outro lado, o mundo contábil é ingrato porque em todo o momento sofremos concorrência desleal, existe aquele cliente que é fiel ao seu
contador até que a "morte os separe" ( Morte aqui se refere às boas práticas de ambas as partes), por outro lado tenha certeza que perder ou ganhar m cliente, é só parte de um processo que nunca se extinguirá, isso por vários motivos:
1 - alguns (há exceções) aspirantes a empresários contábeis, tendem a cobrar honorários até 3 x menos que a concorrência;
2 - alguns (ha exceções) empresários ou aspirantes a empresários, tendem a buscar preço menor esquecendo-se que quem paga mal acaba pagando duas vezes, já que pagar um honorário ínfimo é sinônimo ter dor de cabeça em algum momento.
Em fim, procure ainda entender as razões pelas quais levou seu cliente a migrar para outro escritório, muitas das vezes sem querer na lida do dia a dia deixamos de dar aquela atenção que nosso cliente sempre espera ou as vezes o simples fato de não responder um e-mail, leva o mesmo cliente a ter percepções equivocadas, reflita...
Seria bom se algum colega com experiências de casos assim pudesse contribuir com o debate!