x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 15

acessos 2.369

como analizar um contador

JAIRO SOUSA

Jairo Sousa

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 28 abril 2008 | 11:24

É simples... A Primeira Opção é buscar referências Pessoais. Clientes e Ex-Clientes que trabalharam com Ele.

Outra, é pegar o número do CRC e ligar para o conselho, para obter informações de reclamações do profissional, caso exista.

Agora afirmo: que um bom profissional e que se valoriza, não cobra preços muito baixos... Preço baixo .. é alerta... Cuidado!

" Na Contabilidade da Vida "
Jose Luiz Ferreira

Jose Luiz Ferreira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 30 abril 2008 | 09:34

Agora afirmo: que um bom profissional e que se valoriza, não cobra preços muito baixos... Preço baixo .. é alerta... Cuidado!

Assino em baixo !

Abraços!

JLF
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 30 abril 2008 | 09:54

A concorrência vem crescendo vertiginosamente; neste molde se incluem as práticas de concorrência desleal no tocante ao aviltamento dos honorários - isto é totalmente contrário ao código de ética.

Os profissionais que agora entram no mercado de trabalho como autônomos, ao fixarem seus honorários não observam o quanto investiram para sua formação (em tempo e dinheiro); outra parte é que nem sempre são bem qualificados porque não possuem muita experiência prática (podem até saber algo de quando estiveram na posição de empregados, mas na posição de chefiar um escritório, acabam por deixar a desejar).

Em certas ocasiões, quando algum contabilista despreparado comete graves erros e acaba prejudicando um cliente, infelizmente toda a classe contábil acaba recebendo a culpa.

Levando em conta agora estas circunstâncias, e também que geralmente a clientela não se importa com a qualidade dos serviços, e sim, somente apenas com o valor dos honorários (por teimosia não aceitam que a qualidade é proporcional ao preço), é que no escritório onde trabalho há contrato de prestaçâo de serviços com todos os clientes, por tempo ilimitado, automaticamente renovável todo ano; quando um cliente quer nos abandonar, é necessária a comunicação por escrito e antecipada de um mês.

O preço de manutenção de um escritório é alto:
Aluguel
Condomínio
Água
Luz
Telefone
Materiais de limpeza
Materiais de copa e cozinha
Papéis e formulários
Tonner e cartuchos
Anuidades do CRC
Mensalidades ao Sindicato ou Associação Profissional
Revista técnica (IOB, COAD, Informare, BTC, etc.)
Salários
Encargos Sociais sobre folha de pagametno
Impostos sobre os honorários
Internet (banda larga + provedor)
Manutenção de hardware
Mensalidades dos softwares contábeis, escrituração fiscal e folha de pagamento
Combustíveis
Manutenção de veículos
Qualificação da equipe de trabalho

Quanta coisa... (até agora me lembrei só disto; geralmente é assim)

A associação profissional de minha cidade está prestes a criar uma espécie de tabela de honorários, sendo que para cada tipo de serviço deve haver um preço mínimo, levando em conta os quesitos da qualidade profissional dos contadores e também a complexidade das tarefas

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
André Controller

André Controller

Prata DIVISÃO 2 , Controller
há 17 anos Quarta-Feira | 30 abril 2008 | 10:04

Seria interessante o profissional ter uma boa Cultura Geral, estar ligado nos acontecimentos, no Cotidiano da nossa Economia e Política e, acima de tudo, não maltratar o nosso idioma...

AMS
José Américo Junior

José Américo Junior

Iniciante DIVISÃO 3 , Estagiário(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 30 abril 2008 | 18:15

Ricardo Cardoso Gimenez,

A associação profissional de minha cidade está prestes a criar uma espécie de tabela de honorários, sendo que para cada tipo de serviço deve haver um preço mínimo, levando em conta os quesitos da qualidade profissional dos contadores e também a complexidade das tarefas

Realmente, a implementação de uma tabela de honorários junto ao Sindicato da classe, se torna bastante útil para que não se tenha concorrência desleal e anti-ética.

Aqui em Londrina, existe essa tabela, como segue no link do SINCOLON - Sindicato dos Contabilistas de Londrina.

obs.: Na página do link, clique nos numeros das páginas que vai de 1 a 5 no canto superior direito.

Abraço!

2° ano - Ciências Contábeis
Universidade Estadual de Londrina - UEL
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 17 anos Quarta-Feira | 30 abril 2008 | 18:23

A associação profissional de minha base deverá ser cautelosa porque a tabela deve ser proposta de uma maneira que não enquadrem os profissionais como uma espécie de máfia.

Prof. Ricardo
Contador
José Américo Junior

José Américo Junior

Iniciante DIVISÃO 3 , Estagiário(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 1 maio 2008 | 23:51

Mas o problema é que realmente, apesar dessa tabela de preços mínimos para cada tipo de serviço estipulada pelo sindicato, ela raramente é seguida. Pouquíssimos profissionais seguem esse padrão.

2° ano - Ciências Contábeis
Universidade Estadual de Londrina - UEL
Antonio Fonseca de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Sócio(a) Administrativo Financeiro
há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 19:58

Realmente José, em curitiba não é diferente, a tabela existe está a disposição no site: Sincontiba , mas é impraticável quem tiver um tempinho, por favor avalie os valores, que são muito altos, acredito que a tabela que você disponibilizou é mais justa.
Os clientes devem reconhecer a importância de manter uma contabilidade correta, dentro da legislação vigente, e a sua utilidade como ferramenta de gestão de tomadas de decisões ou para o simples controle, alguns empresários falam que pagam muito pelo serviço contábil por que não sabem o montante de trabalho e preocupação que um profissional da área leva pra casa.Por isso valorizem o trabalho de vocês por que nada é de graça nesse mundo.

Marco Aurelio Bitencourt

Marco Aurelio Bitencourt

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 10 junho 2008 | 09:04

Bom dia a todos, eu sou recém formado, mas atuo já algum tempo na área, este ano abrirei meu escritório oficialmente (no momento tenho um server e duas maquinas, impressoras e fax, mas em casa mesmo - Home Office e já tenho alguns clientes), mas é impossivel pelo menos no início praticar os honorários cobrados por exemplo do escritório onde eu trabalho, eles tem uma estrutura impecável, então eles tem que cobrar por isto, está até um pouco acima da média do estado...

Mas aqui no ES, os honorários que eu andei sondando, estão bem próximos.

Particularmente eu acho que pra quem está começando, acaba sendo "o preço "um atrativo, por que até você pegar nome no mercado, pelo menos uns 5 anos, mas lógico que nada absurdo, mas acho que um preço abaixo até uns 15% da média dos honorários (eu estou fazendo isto) não é anti-ético, afinal em termos de estrutura, pelo menos no início volto a frizar, não se tem muito a oferecer ao cliente, não podendo imbutir-se isto no preço dos honorários....

Se eu estiver errado me corrijam....

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 16 anos Terça-Feira | 10 junho 2008 | 09:30

Bom dia, Marco Aurélio

Seu raciocínio até que está justo e correto. Seu principal fator já está presente: a vontade de estabelecer-se profissionalmente em sua vida. A partir do momento em que trabalhamos com prazer, os ganhos (financeiros e emocionais) são uma conseqüência natural.

Nos posts logo acima, quando eu me referi ao anti-ético foi com relação ao fato de um outro amigo meu - muito bem estabelecido e com mais de 20 anos trabalhando -, que cobrava um salário mínimo mensal de honorários de uma certa cliente (àquela época: R$ 380,00), ficou muito chateado porque um outro profissional, totalmente desatualizado e sem estrutura alguma angariou para si esta cliente porque propôs miseráveis honorários de R$ 90,00 (apenas 25% do que ela pagava).

Isto sim, é desleal.

No entanto, você se estabelecendo dentro de uma faixa de 15% acima ou abaixo do que é praticado, por mim é aceitável (isto para clientes novos).

A bem da verdade, o que é muito vil é quando profissionais sem escrúpulos vão até o cliente (que já têm escritório) e já tentam o trazer para si mediante descontos exorbitantes.

O escritório onde trabalho só aceita clientes que para cá vêm espontaneamente (certas vezes, alguns se desentendem com seus contadores e por indicação nos procuram). A primeira coisa que fazemos é nos informar sobre quanto a empresa pagava ao escritório anterior; depois, enquadramos o preço à nossa política.

Os clientes vão e vêm como vento ou chuva; Em certas vezes o tempo nos mostra que foi bom, muito bom mesmo, ter ficado com um cliente a menos (às vezes, depois disto chegam mais alguns clientes novos).

Enquanto a clientela tem uma certa oscilação (ocorrida por tempos curtos), viveremos o resto de nossas vidas junto aos profissionais de outros escritórios. Nestes casos, a política da boa vizinhança é a melhor virtude que existe. Somos amigos de todos os outros escritórios

Prof. Ricardo
Contador
Marco Aurelio Bitencourt

Marco Aurelio Bitencourt

há 16 anos Terça-Feira | 10 junho 2008 | 09:56

Pois é Ricardo, os meus poucos clientes que tenho, são fruto de indicações de amigos, ainda não fui ao campo para prospectar clientes, uma vez que não sei como fazer isto... eu acho um pouco complicado marcar algum tipo de entrevista com possiveis clientes, não sei como abordá-los...... ainda estou estudando para ver a melhor forma de fazer isto, mas com certeza não irei fazer como o rapaz que cobra R$ 90,00 de honorário, minha faculdade me custou quase uns R$18.000,00. Meus honorários não podem ser tão baratos assim.......

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 16 anos Terça-Feira | 10 junho 2008 | 10:12

Marco Aurélio:

Você está no caminho correto.

Lembre-se de que nosso melhor e maior aliado é o público. A voz do povo tem muito mais impacto e poder que propaganda em jornais, rádios e tevês.

Cuide com carinho e atenção de sua clientela que a prazo médio você receberá mais e mais pessoas.

Não se esqueça de investir no marketing pessoal e sempre ter cartões de apresentação no bolso.

Além do mais, não é humilhante comentar com alguém próximo: "eu sou contador e ser você souber ou conhecer alguém que precise destes serviços, indique-me."

Mesmo sendo empregado, comento isto com os próximos a mim. (neste caso, os clientes são para o escritório, e não para mim).

É isto.

Prof. Ricardo
Contador
Marco Aurelio Bitencourt

Marco Aurelio Bitencourt

há 16 anos Terça-Feira | 10 junho 2008 | 10:49

Comentar com as pessoas em comento mesmo, foi assim que surgiram os primeiros clientes eu só nao tenho o cartão de visitas, por que so tenho telefone residencial, e não achei conveniente colocá-lo no cartão, por que como disse estou trabalhando em casa....

Bronze DIVISÃO 4 , Sócio(a) Administrativo Financeiro
há 16 anos Terça-Feira | 10 junho 2008 | 11:48

Muito legal Marco Aurélio visitei seu site e achei muito interessante sou recém formado Técnico em contabilidade e tenho em mente começar assim também no momento trabalho em um pequeno escritório, e estou absorvendo ao máximo o conhecimento pra futuramente, prestar serviços a empresas com qualidade e inicialmente através de uma estrutura simples de Home office.

ERICK GIVISIEZ DA SILVA

Erick Givisiez da Silva

Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 10 junho 2008 | 16:42

Concordo e endosso todos os comentários anteriores. Um bom profissional, contudo, não se faz pelo valor que cobra ou pela bela estrutura de um escritório. Ele tem de saber o que faz e fazer bem o que sabe. Isto é o fator preponderante.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade