x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.050

Empréstimos - CURTO e LONGO prazo.

Catarine Mozer

Catarine Mozer

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 23 janeiro 2015 | 11:48

Bom dia amigos!!
Gostaria de tirar uma dúvida sobre provisão de empréstimo em longo e curto prazo.
Sempre faço os meus lançamentos separando o longo do curto prazo porém sou nova na empresa e estou vendo que a outra pessoa que lançava, não fazia essa separação e lançava tudo como se fosse Passivo Circulante (CP).
Essa separação de CP e LP é obrigatória ou opcional?
Aprendi que o correto é separar mas, quando me deparei com essa situação surgiu a dúvida quanto a obrigatoriedade nas normas.

Gilson Viana

Gilson Viana

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 23 janeiro 2015 | 13:12

Catarine,
Deverá ser feita a separação do circulante e exigível a longo prazo.
O critério para tal é:
Circulante: quando as prestações não ultrapassem os 12 meses.
Longo prazo: quando as prestações estende-se além dos 12 meses até a liquidação total da dívida.

Alisson Giannetti

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 23 janeiro 2015 | 13:18

É obrigatória a separação dos valores Longo prazo e Curto prazo.
Do contrário não haveria diferença quanto ao que esta no resultado do exercício vigente e o que é do próximo exercício da empresa.
Se o empréstimo é de 5 anos por exemplo você deve sempre lançar 1 ano no CP - dentro do exercício e 4 anos fora do exercício.
Não tenho a norma técnica para te passar mas estou seguro de que o correto é lançar separadamente, inclusive nas contas de Clientes, Fornecedores, investimentos e etc.
Espero ter ajudado, abraço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade