x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 6.846

Compra de bem de bem do ativo imobilizado a prazo

APARECIDA CAA

Aparecida Caa

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 10:01

Bom dia,

Estou com uma duvida.... a empresa adquiriu um bem (caminhão) parcelado, direto com o fornecedor....

Pela compra deu uma entrada e o saldo parcelado em 10x.

Como faço já que a empresa possui caixa nesse somente para a entrada.... e conta com receitas de vendas a serem realizadas e lucro para pagar as demais parcelas.... nesse caso será que ficarei com passivo a descoberto....? já que não tenho caixa/lucro para cobrir o valor total?

No aguardo da ajuda dos colegas....

Att
Aparecida

Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 10:18

Aparecida Caa bom dia,

Se a empresa tem caixa para cobrir a entrada, uma parte do problema já está resolvida.
Pelo que percebi a contabilidade não é feita pelo real, pois não tem como faltar caixa e a empresa continuar a fazer pagamento, se a contabilidade registra as operações reais da empresa.

As parcelas já venceram ou ainda vão vencer?

Porque se já venceram, e foram pagas, mas a empresa não tinha caixa há um problema ai... Nesse caso é aconselhável a empresa tirar mais notas de vendas, para em caso futuros a mesma tenha caixa na contabilidade.
Se esse for o caso você tem duas opções:
1ª - Deixar as parcelas em aberto até resolver o problema do caixa, deixando de contabilizar os pagamentos e contabilizando apenas quando houver caixa;
2ª - Fazer um contrato de mutuo de um sócio para a empresa, para que a mesma tenha caixa para contabilizar os pagamentos. Nesse caso, deve-se verificar as incidências dos impostos que existem em contratos de empréstimos de pessoas físicas para jurídicas.

Agora se a contabilidade é feita com base em todas as operações da empresa, registra a realidade da empresa, você deve ver com a mesma como foi feito para conseguir caixa para pagar as parcelas do empréstimo.

Att.

Waldomiro Pena

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 10:33

Aparecida Caa, bom dia.

Débito- Veiculos - imobilizado pelo valor total da aquisição
Crédito- Caixa - pelo valor da entrada
Crédito- Fornecedores - pelo valor das parcelas vincendas.

Alerte seu cliente, da importância do faturamento cobrir todas as despesas da empresa.

Waldomiro Pena
Sómente sei, que, de tudo, não sei quase nada!!!!!
APARECIDA CAA

Aparecida Caa

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 10:47

Olá,

Então Marcos, só foi paga a entrada dessa compra, as demais parcelas irão vencer nos meses subsequentes.....

Waldomiro, alertar a gente sempre alerta, mas as pessoas são complicadas....

WALDOMIRO PENA

Waldomiro Pena

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 12:17

Aparecida Caa, boa tarde;

Vc. pode usar tambem a conta de (Contas a Pagar) para compra de imobilizado, serviços etc. e fornecedores sómente para aquisições de mercadoria, isto facilita o controle das obrigações para com os fornecedores de mercadorias.

Mais alguma dúvida, pode retornar que estamos a disposição

Waldomiro Pena
Sómente sei, que, de tudo, não sei quase nada!!!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade