Aparecida Caa bom dia,
Se a empresa tem caixa para cobrir a entrada, uma parte do problema já está resolvida.
Pelo que percebi a contabilidade não é feita pelo real, pois não tem como faltar caixa e a empresa continuar a fazer pagamento, se a contabilidade registra as operações reais da empresa.
As parcelas já venceram ou ainda vão vencer?
Porque se já venceram, e foram pagas, mas a empresa não tinha caixa há um problema ai... Nesse caso é aconselhável a empresa tirar mais notas de vendas, para em caso futuros a mesma tenha caixa na contabilidade.
Se esse for o caso você tem duas opções:
1ª - Deixar as parcelas em aberto até resolver o problema do caixa, deixando de contabilizar os pagamentos e contabilizando apenas quando houver caixa;
2ª - Fazer um contrato de mutuo de um sócio para a empresa, para que a mesma tenha caixa para contabilizar os pagamentos. Nesse caso, deve-se verificar as incidências dos impostos que existem em contratos de empréstimos de pessoas físicas para jurídicas.
Agora se a contabilidade é feita com base em todas as operações da empresa, registra a realidade da empresa, você deve ver com a mesma como foi feito para conseguir caixa para pagar as parcelas do empréstimo.