x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.556

Várias Dúvidas

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 29 abril 2008 | 08:38

Bom dia Pessoal
Começo mais um dia com dúvidas, dúvidas, dúvidas...
Lá vai

1- Estou fazendo uma empresa que por um erro do programa que a gente usa, foi apagado todo o movimento de 2007. Porém o balanço e livro diário estavam impressos. A orientação que eu tive foi lançar esses valores na manutenção de saldos, começando o ano de 2008 com os mesmos valores que foram finais em 2007. Assim o fiz. porém agora dá uma diferença no final do balancete de março... naum é diferença nesses meses naum, pois ela vem desde janeiro.... notei que existiam no primeiro balancete do ano, que por acaso eu tirei antes de começar a fazer (e antes de apagar tudo) as contas no passivo "antecipação de lucros", "Lucros do Exercício Corrente", Lucros Acum. Exerc. Anteriores"... com valores que naum eram os mesmos do final de 2007. Ou seja: os valores do 1º balancete estão diferentes dos valores do balanço do ano passado. Como essas contas são lançadas, principalmente Lucros do Exercício Corrente e Antecipação de Lucros? O que pode ser essa diferença, sendo que ativo e passivo estão corretos?

2- As minhas contas de RECUPERAR/COMPENSAR estão no mesmo grupo do ativo. Reconhecendo a diferença entre elas, seria melhor fazer dois subgrupos, um de RECUPERAR e outro de COMPENSAR ou posso deixar tudo no mesmo subgrupo já existente?

Desde já obrigada pela atenção!
Abraços!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Sexta-Feira | 2 maio 2008 | 20:13

Boa noite Gisele,

Dificil ajudá-la (neste caso) em que não trabalhamos com valores, apenas com hipóteses.

Contudo temos pelo menos um ponto de referência que é justamente sua afirmação de que "o Ativo e o Passivo estão corretos" o que equivale dizer que o Balanço está fechado e apenas os saldos das contas em questão não são os mesmos quando confrontamos o Balanço de 31/12/2007 com o de abertura em 01/01/2008 antes de qualquer registro contábil.

Na expectativa de descobrirmos a referida diferença vamos "refazer" os procedimentos pós apuração de lucros.

Para tanto suponhamos que sua empresa tenha distribuido lucros antecipadamente durante o período, e que ao fazê-lo, tenha registrado contabilmente da seguinte forma:

D - Antecipação de Lucros (PL)
C - Caixa ou Bancos Conta Movimento - 10.000,00

Nota
- A conta "Antecipação de Lucros" é redutora da conta "Lucros no Exercicio" do Patrimônio Líquido
- Estamos supondo ainda que os lucros tenham sido apurados contabilmente e não no regime de Caixa.

Imagine que ao final do ano sua Demonstração de Resultados lhe forneça as seguintes informações:

130.000,00 = Total de Receitas Operacionais e Não Operacionais
100.000,00 = Total de Despesas e Custos (Operacionais e não)

Técnicamente o lucro contábil desta apuração seria a diferença entre Receitas e Despesas/Custos (no caso), de 30.000,00. Para registrá-lo contábilmente:

D - Receitas Operacionais e Não Operacionais (CR)
C - Resultado do Exercicio (CR) - 130.000,00

D - Resultado do Exercicio (CR)
C - Despesas e Custos (Operacionais e Não) (CR) - 100.000,00

Após os lançamentos de acima, a conta "Resultado do Exercicio" ficará com um saldo credor de 30.000,00 que representa o Lucro Contábil do Exercicio. Para registrá-lo se faz o seguinte lançamento:

D - Resultado do Exercicio CR)
C - Lucros no Exercicio (PL) - 30.000,00

Se distribuimos lucros antecipadamente - e estes estão registrados na conta redutora de "Lucros no Exercicio" - precisamos reconhecer a distribuição que ajustará o saldo de "Lucros no Exercicio", uma vez que já não temos tanto. Contabilmente:

D - Lucros no Exercicio (PL)
C - Antecipação de Lucros (PL) - 10.000,00

Após tais lançamentos teremos (nas contas envolvidas) os seguintes saldos:

Lucros no Exercicio = 20.000,00 ou (30.000,00-10.000,00)
Antecipação de Lucros = 00,00 ou (10.000,00-10.000,00)

Estes saldos constarão do Balanço Patrimonial de 31/12/2007

Em 01/01/2008 o saldo da conta "Lucros no Exercicio" por se tratar de lucros do exercicio anterior, deverá ser transferido para conta "Lucros Acumulados". Contabilmente:

D - Lucros no Exercicio (PL)
C - Lucros Acumulados (PL) - 20.000,00

Os procedimentos demonstrados acima, ainda que de forma simplista, indicam as providências a serem tomadas quando da apuração de lucros e absorção pela distribuição antecipada.

Refaça suas contas. Provavelmente localizará a "diferença" que procura.

...

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Sábado | 3 maio 2008 | 22:36

Olá Saulo:

Nossa, muito obrigada por se dispor a escrever tanto. Com a ajuda de vcs do fórum confesso q estou redescobrindo meu amor pela contabilidade, e não apenas a rotina do trabalho. Descobri tb que encontrar diferenças até que é bom, pq nos ajuda a pensar bastante, avaliar, analisar, estudar...

Vou olhar dinovo e dinovo e com certeza encontrarei a diferença. Inclusive uma parte já achei, pq ao lançar apenas os saldos eu lancei o valor de ativo imobilizado direto, e deu diferença pq não foi lançado à caixa, então vou ter que refazer esse lançamento, e como ele não vinha sendo depreciado, lançar as depreciações pertinentes tb.
Quando eu encontrar alguma coisa, escrevo e lhe conto no que deu td! Obg!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade