x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 67

acessos 38.873

Balanço de Abertura

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sábado | 24 julho 2010 | 08:25

Bom dia Anderson,

A empresa pode emitir um único laudo desde que nele haja a individualização da cada máquina, pois será necessária a valoração unitária.

...

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 17 agosto 2010 | 09:03

Bom dia, Cairo


No balanço de abertura qual data inicial do balanço visto que o contrato de prestadação de serviço foi assinado em 01/01, coloco de acordo com a data que do ano anterior ou a data do contrato.

Se estivermos falando de um cliente que mudou de escritório, e este tenha entregue as demonstrações e livros contábeis em dia ao novo escritório, e considerando que a responsabilidade técnica se inicia na momento de assinatura do contrato, conclui-se que o "Balanço de Abertura" (ou Balanço de Recepção) deve ser levantado na data em que foi fechado negócio com o novo contabilista (sem considerar que o dia 01/01 é não-útil).

Nesta linha de raciocínio, se o escritório anterior entregou um Balanço encerrado em 31/12/X9 e o novo contabilista assumiu as responsabilidades em 02/01/X10, este deverá pegar os saldos existentes na data anterior - que são de competência de outra pessoa - e a partir da data de sua responsabilidade fazer os lançamentos contábeis para adequar os dados recebidos à sua estrutura de trabalho.

Finalizando, lhe sugiro consultar a delegacia do CRC de sua cidade para saber se a mudança de responsabilidade técnica deve ou não ser protocolada neste órgão (como ocorre aqui em meu Estado).


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
CAIRO PIO DOS SANTOS

Cairo Pio dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 17 agosto 2010 | 18:22

Obrigado Ricardo pela dica ajudou muito

Mas quando falo balanço de abertura é pq a empresa ja funcionava a muito tempo e sem escrituração fiscal e contabil, a duvida seria devido a essa situação exposta acima devo colocar a 31/12/2009 ou 01/01/2010

Grato pela ajuda

Adilson Castro de Queiroz
Consultor Especial

Adilson Castro de Queiroz

Consultor Especial , Coordenador(a) Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 3 janeiro 2011 | 16:52

Caros colegas, boa tarde.

A respeito do Balanço de Abertura: vamos supor que a empresa neste ano de 2011 resolva adotar a contabilidade na empresa, mas não aceita realizar o Balanço de Abertura, o qual deveria ser datado com 31/12/2010, correto?
Existe a possibilidade de eu obter sucesso na Escrituração Contábil da empresa nos meses seguintes?
Deixe eu explicar melhor o problema: foi solicitado à algumas empresas a quais assessoramos que nos informassem tudo aquilo que é necessário para o Balanço de Abertura da empresa, porém, nem todos acataram. Claro que, algumas informações como saldo do caixa, capital inicial eu tenho, porém, o restante das informações como banco, estoque, etc. não me foi encaminhado.

Como proceder neste caso? Alguns dos colegas já tiveram este tipo de problema?

Desde já muito obrigado.

Coordenador Fiscal Tributário
Blog: http://spedeasy.blogspot.com.br/
Instagram: @contadoradilson
Youtube: @saberescritafiscal
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/adilsoncastrodequeiroz/
Facebook: https://www.facebook.com/contadoradilsoncastrodequeiroz/
Especialista em Varejo com extensão ao Atacado e Industria.
e-mail: [email protected]
WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5518997076565
Anderson S

Anderson s

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 3 janeiro 2011 | 17:57

Adilson

Eu tive um caso de uma empresa que faturava mais de R$ 10 milhões ao ano e não possuia contabilidade. O grande problema era o ativo imobilizado que não possuía notas fiscais de entrada ou qualquer documento que chegasse ao seu valor de aquisição...o jeito foi obter laudos de empresas especializadas.
Agora, se o seu cliente não fornecer pelo ou menos a posição financeira do contas a pagar/receber em 31/12/2010 não tem como fazer esse balanço de abertura, a não ser que você espere todos os recebimentos/pagamentos oriundos do ano anterior para chegar nesse saldo, o que já seria uma grande perda de tempo.
Pensando bem, se ele não tem condições de te passar dados financeiros simples de 2009, pode ter certeza que ele não vai ter controles internos mínimos para você elaborar a contabilidade dai em diante.

Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.