x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.902

Contabilizar baixa de ISS retido indevidamente.

Visitante não registrado

há 10 anos Domingo | 1 fevereiro 2015 | 21:28

Boa noite a todos,

Bom, apesar de ser usuário assíduo na consulta ao fórum, não tenho muita experiência como postagem, portanto peço que me auxiliem caso algo esteja errado aqui.

minha dúvida é a seguinte: assumi uma contabilidade de uma empresa lucro real, que tem matriz e duas filiais, acontece que verifiquei uma situação e quero resolvê-la. Atualmente a matriz e filial encontram-se com um saldo grande na conta de ISS a recuperar. Fui mais a fundo para descobrir de que se tratava e ocorre que, ao prestar serviço para seguradoras de veículos de outros municípios, a mesma tem o iss retido no pagamento da nota. (Ela emite a nota no valor cheio e não informa iss retido, mesmo porque o serviço é prestado aqui no município de Goiânia, e a mesma paga o ISS para o município goiano.) As seguradoras, principalmente do estado de São Paulo, Rio de Janeiro entre outros retém o valor do ISS no pagamento, logo a empresa paga ISS duas vezes. Ocorre que queria baixar esse valor, vez que não há interesse da administração em criar cadastros em todos os municípios que ocorrem essa prática, entendo ser uma relação entre ela e a cliente impassível de resolver (a cliente é uma poderosa marca e não irá deixar de fazer a retenção) portanto como esse valor não para de crescer quero fazer a baixa do mesmo, como contabilizarei essa baixa?

E de agora pra frente, estava pensando em cada recebimento que houvesse retenção contabilizar esse valor retido como uma perda?

Peço a compartilhação de pensamento de vocês.

Obrigado.

Emanoel

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 10 anos Domingo | 1 fevereiro 2015 | 22:10

oi, já têm processos de solicitação de ressarcimentos dos iss's retidos indevidamente as respectivas prefeituras?
caso tenham sido negados tais ressarcimentos, então deve-se requerer requerer via judicial.

tenha um bom trabalho e uma ótima semana!

Visitante não registrado

há 10 anos Domingo | 1 fevereiro 2015 | 23:15

Boa noite novamente, vi que não informei, mas a empresa não tem interesse em recuperar isso junto as prefeituras nem entrar na justiça objetivando a recuperação desses tributos retidos indevidamente, por entender que a relação ainda que onerosa é com sua cliente, que é uma marca poderosa e não obstará em reter o iss da mesma. Como a empresa não quer perder a cliente, continuara pagando o ISS retido no pagamento e o ISS apurado sobre o faturamento. Isso já foi conversando com a administração. Acontece que minha dúvida é como contabilizar esse ISS retido indevido, pois ele esta inchando o ISS a recuperar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade