x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 1.560

Movimentaçao por Fora

Leandro Augusto Marcolino

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 15:40

Boa Tarde Colegas

Jogando limpo com todos os colegas!!!

Qual a forma correta de agir , quando o cliente faz movimentação sem Nota Fiscal ( tipo compra e venda), mesmo sendo orientado a trabalhar na forma correta.
Queria saber se é correto orientar o cliente a não demonstrar, essa movimentação sem Nota Fiscal no extrato da conta PJ. porem acredito que todos devem passar por problema. Eu preciso mesmo de algumas dicas ... de como proceder nestes casos ... O cliente movimenta na conta Pf dele ? Tudo o que for PF?

Preciso da orientação para fazer na forma correta.

BRUNO OLIVEIRA GOMES PESSOA

Bruno Oliveira Gomes Pessoa

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 18:33

Boa Tarde leandro.

Se você já conversou com o seu cliente e o mesmo ainda é reincidente, na minha opinião, você deve tomar atitudes mais enérgicas.
Documentar todos os fatos sem Nota Fiscal ou irregularidade de PF num Termo de Responsabilidade, e mandar o mesmo assinar.
Assim você estará se preservando.

Espero ter Ajudado.

Bruno Oliveira Gomes.
Analista Contábil.

Email: Brunogpessoa@gmail.com
Leandro Morais

Leandro Morais

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 23:23

Leandro Augusto Marcolino, boa noite!

Se já conversou inúmeras vezes e não foi atendido, descarte-o da sua carteira de Clientes. Fazê-lo assinar um termo de responsabilidade acredito que não o resguardará, pois estará sendo conivente com a situação, contribuindo para a prática de atos fraudulentos.

Leandro.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 08:35

Prezados
Bom dia!

Sempre que nos deparamos com discussões relacionadas a este tipo de assunto, recomendo antes a leitura deste tópico: Aspectos Importantes.

Lembrem-se de antes de postar qualquer mensagem no Fórum de ter a certeza que a mesma não fere nenhuma das Regras impostas.

Obrigado.

"100% focado onde houver 1% de chance"

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 08:47

Bom dia Amigos

E obrigado por novamente me ajudar..

Paulo, me desculpe mais não e uma discussão mais sim um aprendizado com os colegas, para que eu possa aprender um pouco mais, estava com um duvida ao assunto que na minha opiniao todos passam no dia a dia.

Me desculpe se não cumpri uma regra do Fórum, não vai se repetir

Abraços

Danilo Ramos

Danilo Ramos

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 09:35

Bom dia.

Pois é; acredito que a dúvida do colega Leandro Augusto Marcolino tenha sido quanto a prática para combater tal situação, e não ser conivente com o ocorrido, incorrendo em situações fraudulentas e afins, até mesmo porque, como citado por ele, essa é uma situação rotineira de, se não todos, uma grande maioria dos escritórios contábeis.

Não podemos fugir disso.

Antes de tudo, penso que este fórum seja troca de experiências, e penso também que deve-se haver bom senso nas análises dos alertas em ambos os lados, pois, por vezes vejo algumas arbitrariedades - ao meu entender.

Longe de mim querer fomentar uma discussão acerca disso, é apenas minha opinião.

“A razão é escrava da emoção e existe para racionalizar a experiencia emocional.” – Wilfred Bion
Francisco Rabelo Junior

Francisco Rabelo Junior

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 10:12

Bom dia a todos,

1º parabéns ao Leandro Augusto pela coragem em iniciar tal colocação. Não podemos ser ausentes pois este ato, é fato em inúmeras empresas uma vez que muitos usam este subterfugio para dar andamento em seus fluxos de caixa.

2º respeito todas as opiniões aqui postadas pois o dia a dia pode ser diferente nas empresas em que atuam.

3º estamos exatamente no meio de uma situação como esta em um novo cliente/trabalho que, se não tiver uma situação assim, simplesmente fecha. E está se recuperando com a ajuda dos envolvidos, ou seja, foi alertado inúmeras, diversas, centenas de vezes sobre o fato mas não é desta forma que a contabilidade contribue e sim com propostas de melhoria, aprimoramento dos controles internos, apontando as deficiências do fluxo de caixa, sugerindo e implantando soluções de melhoria.
A principio Leandro, isolamos esta situação da movimentação diária e rotineira, e teremos que achar um "de plantão" para fazer todo o fluxo até que se consiga equalizar e fazer uma única operação. Comece eliminando todo e qualquer registro dos cnpjs e cpf's dos sócios e da empresa. Discuta com os proprietários e firmemente coloque na "mesa - cara a cara" todas as probabilidades que possa acontecer com eles (INCLUINDO FORTEMENTE A QUESTÃO DA SONEGAÇÃO QUE É CRIME E DA CADEIA EM NOSSO PAIS), se continuarem com esta pratica. Sinta suas reações e verá que muito rapidamente vai implantar o conceito de contabilidade geralmente aceito por todos.

4º Como o colega Danilo mencionou, "Longe de mim querer fomentar uma discussão acerca disso, é apenas minha opinião. "

abçs e boa sorte!

Leandro Morais

Leandro Morais

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 10:34

Danilo Ramos, bom dia!

A meu ver, só existe uma forma de combater incorreções, que é fazer o correto. Se por vezes já o orientou seu Cliente, mas o mesmo ainda insiste em fazer da forma ilícita, no mínimo deverá haver o encerramento da contraprestação de serviços, pois suas horas de dedicação ao trabalho e estudos pouco importa para o mesmo, já que não pretende segui-los. Elaborar um termo de responsabilidade, para seu Cliente, e colocá-lo para assiná-lo, a meu ver é está pactuando com irregularidades do seu Cliente, até então conhecidas por você. Imagine os contadores públicos contribuindo com essa prática, e informa para os governantes, você desvia, mas assina um termo o qual se responsabiliza pelos seus atos, mas com o meu conhecimento.

Leandro.

BRUNO OLIVEIRA GOMES PESSOA

Bruno Oliveira Gomes Pessoa

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 10:42

Bom dia Prezados.

Este tema é complexo e frequentemente colocado em tópico neste fórum.
Cada cliente tem sua particularidade e neste caso especifico, você precisará orienta-lo melhor, dar cursos.. etc.
Em nenhum momento quis ser conivente com a situação, pois a sonegação é um ato criminoso. Na minha opinião, o contador deverá documentar todos os fatos irregulares.
Pra não prolongar o assunto, cabe a você, Leandro, orienta-lo melhor ou então encerrar a prestação do serviço.

É só uma opinião.

Bruno Oliveira Gomes.
Analista Contábil.

Email: Brunogpessoa@gmail.com
Danilo Ramos

Danilo Ramos

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 11:12

Leandro Morais, bom dia.

Concordo com você, e, em momento algum disse ou incentivei que deva-se praticar atos ilícitos ou afins.

A questão é justamente a discussão em como tratar esses casos, que, volto a dizer são frequentes em escritórios contábeis.

É uma realidade a qual estamos inseridos. Haverá casos de colegas contabilistas que, de repente não podem se dar o "luxo" de abrir mão de clientes por conta de tais práticas, apesar de intensamente alertados.

Porém, como disse o Bruno Oliveira Gomes Pessoa, "Pra não prolongar o assunto, cabe a você, Leandro, orienta-lo melhor ou então encerrar a prestação do serviço."

“A razão é escrava da emoção e existe para racionalizar a experiencia emocional.” – Wilfred Bion

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: