x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.025

Pagamento a caixa e a banco

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 2 maio 2008 | 10:14

Pagamento a caixa e a banco

Ola pessoal bom dia...
Olha, estive observando o seguinte: uma empresa recebe seu pagamento da prestação de serviços direto na conta corrente. Então os lançamentos que eu faço são esses

Quando da emissão da nota:
D - 11962 - Clientes
C - 61131 - Receita de Prestação de Serviços

Quando do pagamento:
D- 11206 - Banco Itau
C - 11962 - Clientes

No caso, ela é Simples Nacional. Esses valores de pagamento devem mesmo ficar no banco ou devem ser transferidos para a conta caixa? Caixa é dinheiro vivo, e os valores em banco tb não seriam?

Os valores da conta clientes fecham certinho, mas o caixa mesmo não aumenta com o pagamento do serviço....
O q fazer?
Muito obrigada

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 2 maio 2008 | 10:37

Bom dia, Gisele

Considerando que o recebimento é direto na conta corrente, está correto debitar Banco Itaú (No Ativo, sobretudo no Circulante, quando um saldo aumenta, a conta é debitada)

Em um banco o dinheiro não é vivo, e sim, apenas disponível. Dinheiro vivo é o dinheiro em espécie, dentro da empresa

Neste assunto, observe que só é possível "aumentar" o caixa nas ocasiões em que a empresa sacar dinheiro no banco; daí, o lançamento seria:

D - Caixa
C - Banco Itaú

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 17 anos Sexta-Feira | 2 maio 2008 | 10:43

Ricardo

Mais uma vez quebrando galhos, muito obrigada! Agooooora eu entendi...
Bem, abusando, tenho outra dúvida:
Essa mesma empresa Simples Nacional ao receber um pagamento, recebeu faltando 1,5%, ou seja, o tomador do serviço reteve incorretamente 1,5%. Isso foi em agosto de 2007.
O que devo fazer para tirar esses 18,00 (1,5%) da conta clientes? Para onde esse valor vai.?
Pensei em criar uma conta dentro do grupo "Contas Devedoras" no ativo. Já existe uma conta com o nome "Clientes", mas como tem outra conta clientes no ativo, só para não confundir pensei em dar outro nome para a conta - o nome do SESI, que foi quem reteve incorretamente...
O q devo fazer?
Obrigada!

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 17 anos Sexta-Feira | 2 maio 2008 | 10:46

Ih, confundi...
essa conta clientes que já existe é a conta clientes mesmo, para onde vão os valores dos serviços não recebidos...
Seria um imposto a recuperar/compensar?
Qual a melhor medida a ser tomada?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 17 anos Sexta-Feira | 2 maio 2008 | 13:00

Contabilmente, recuperar e compensar são sinônimos

Vamos supor o seguinte:

Total bruto da nota fiscal: 100,00
Retenção de ISS (2%) : 2,00
Total líquido : 98,00

1) Reconhecimento da receita e da retenção:

D - Caixa ou Bancos ou Clientes
C - Receita da prestação de serviços
$ 98,00

D - ISS a recuperar
C - Receita da prestação de serviços
$ 2,00

Observe que o preço dos serviços foi 100,00; somando os dois créditos à conta de receitas, você chega a 100,00

2) Provisão do imposto

D - Despesas com ISS
c - ISS a pagar
$ 2,00

3) Recuperação (ou compensação, tanto faz) do imposto retido na fonte

D - ISS a Pagar
C - ISS a Recuperar
$ 2,00

Analisando a sua explicação, deduz-se que não é cabível criar outra conta no AC; a primeira coisa a ser feita é confirmar se o cliente, além de ter retido, também recolheu (pagou) este valor retido aos cofres públicos.

Em caso positivo, compense normalmente este imposto com o imposto da mesma natureza a pagar (conforme o exemplo que passei); em caso negativo o cliente precisa ressarcir (devolver) esta quantia à empresa. Deste modo, o lançamento seria da seguinte maneira:
D - Caixa ou Banco
C - ISS a Recuperar
$ Valor ressarcido

Prof. Ricardo
Contador
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 17 anos Sexta-Feira | 2 maio 2008 | 13:14

Olá Ricardo
Li sua explicação e ainda ficou uma dúvida: Essa empresa é SIMPLES NACIONAL. Supondo que o SESI pagou o IR 1,5%, esse imposto realmente seria a compensar, porque ele pagou o imposto, apesar de irregularmente. Aí eu teria que fazer uma DCOMP ou não sei o que eu faria para pedir esse dinheiro de volta (pq DCOMP é para o mesmo imposto).Mas no caso de não ter sido pago, eu mesmo assim lanço na conta IR a compensar?
No caso, compensar não seria quando eu tb pago o imposto, se ela fosse lucro presumido?
Esses 1,5% foram recolhidos de maneira irregular... acredito que a empresa não tem aquele carimbo "SIMPLES - NÃO RETER".
Ou seja, o SESI ainda deve 1,5% do serviço, 18,00. Acredito tb q a responsabilidade pelo pagamento é do SESI, pois ele reteve irregularmente. Ou seria um prejuízo da empresa, já que ela não "avisou" que era simples nacional?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 17 anos Sexta-Feira | 2 maio 2008 | 17:08

Gisele:

Houve falta de atenção das duas, ou melhor, das três partes: do prestador de serviços, do tomador de serviços e, por fim, do escritório também.

Só posso debater melhor o assunto assim que você puder informar o tipo de imposto retido.

Aliás, você já confirmou com o tomador de serviços (SESI) se estes benditos $ 18,00 foram pagos para o governo?

Uma coisa digo: perdido não está, embora o trabalho de retificar tudo valerá bem mais que esta quantia.

Prof. Ricardo
Contador
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 17 anos Sexta-Feira | 2 maio 2008 | 17:40

Não, vc tá certo, só pra conseguir esses 18,00 de volta vai ser uma luta... porém, pra ficar certinho no balancete tenho que lançar ele, né, não posso deixar passar naum... foi o IR que ela reteve, porém essa empresa é Simples. Falta de atenção dos três, com certeza. Porém agora, que eu estou na contabilidade, estu refazendo. Bem, se vc visse como ta a situação no quesito "falta de atenção" vc ia chorar... mas tenho q arrumar. me dá aflição ver o negócio errado e continuar errado... é horrível. gosto de ver os valores certinhos, fechando tudo, tudo especificado, com seus historicos corretos e naum aquele monte de coisa que fala fala e naum descreve nada.... Pois é... ô luta!!!!!!!!!!!! Então, eu estou no aguardo para mais orientações! Abraços e bom fds!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade