x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.681

Lucro Real sem Depreciação

Jose Luiz Ferreira

Jose Luiz Ferreira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 2 maio 2008 | 12:22

Bom Dia Amigos,

Acabo de receber uma empresa que esta no Lucro Real desde o Ano Passado, só que o antigo contador não Depreciou NADA desde o inicio da empresa (1999), antes era no Presumido.

Estou em duvida de como proceder para regularizar isso, pois quando "transformo" uma empresa de presumido para Real, lanço as depreciações em resultado Exercicio Anterior, mas como esta estoupegando já como Lucro Real estou em duvida.

No aguardo das opiniões e orientações,

Abraços!

JLF
Agnaldo Demarchi

Agnaldo Demarchi

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 2 maio 2008 | 13:36

Caro José Luiz, se a depreciação não foi feita no presumido, não pode ser alocado aquelas na montagem do lucro real, ou seja, a depreciação do passado ficou perdida. Mas tudo bem, já que a depreciação não afetaria tributos enquanto empresa tributada pelo presumido.
Agora que você está no lucro real, faça o seguinte: calcule a depreciação desde todo o passado, de modo que você tenha histórico no seu sistema de controle de ativo fixo: aquisição-depreciação acumulada=saldo residual do imobilizado. O valor da depreciação calculada na época do lucro real pode ser alocado para despesa dedutível, mas atenção: deve estar embasado por documentos hábeis ( sistema de imobilizado fechando com a contabilidade ). Notas fiscais devem estar arquivadas em local proprio para atender futura fiscalização.

Agnaldo Demarchi
Agnaldo Demarchi

Agnaldo Demarchi

há 17 anos Sexta-Feira | 2 maio 2008 | 17:16

Na empresa onde estou tive o mesmo problema, peguei pelo presumido e agora este ano passou para real. O levantamento das notas fiscais eu fiz pelo registro de entradas, onde consta o cfop de aquisição de imobilizado e havia arquivo físico das notas. Mas todas as diferenças eu lancei em resultado de exercicios anteriores. Abs.

Agnaldo Demarchi
Agnaldo Demarchi

Agnaldo Demarchi

há 16 anos Segunda-Feira | 5 maio 2008 | 10:41

Sandra, pode depreciar desde a aurora dos tempos, pois você precisará ter o saldo residual do imobilizado em seu sistema de ativo fixo o qual será refletido na contabilidade. Mas atenção: a depreciação antiga ( até 31/03/2008, visto que você deve estar fechando o mes abr/08 ) deverá ser estornada na contabilidade, pois este valor não deve afetar seu resultado, senão o fisco vem em cima, pois o valor afetará diretamente o calculo do IRPJ e CSLL. Normalmente, este valor antigo é lançado como ajuste de exercicios anteriores. Um abraço.

Agnaldo Demarchi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade