x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 588

Distribuição Mensal de Lucros Relativos a exercícios anterio

DAIANA ZORTEA

Daiana Zortea

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 10 fevereiro 2015 | 11:44

Bom dia caros colegas!

Tenho uma empresa tributado pelo Lucro Presumido, com contabilidade regular conforme as leis comerciais, obteve lucros no exercício 2014, porém os sócios querem fazer distribuição mensal em 2015 do Lucro relativo ao exercício 2014.
Alguém poderia me ajudar com isso? Não sei se existe base legal para fazer essa distribuição fracionada.
Agradeço desde já.

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 10 fevereiro 2015 | 13:00

Daiana

Os dividendos, assim como qualquer outra obrigação da empresa, podem ser objeto de acordo entre devedor(empresa) e credor(sócio) para o seu pagamento.

Caso não haja nenhuma disposição que contrarie o contrato/estatuto social da empresa, qualquer acordo feito entre empresa e sócio para definir prazo do pagamento dos dividendos será valido.

O ideal é deixar bem claro na ata/relato de reunião para definição dos dividendos o prazo e o valor das parcelas que serão recebidas por mês para que ninguém questione isto futuramente.

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: forumcontabeis@rtdaccounting.com.br
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: