x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.859

Atualização do valor do Imóvel para cálculo do Lucro Imobili

Sidney Ortega

Sidney Ortega

Iniciante DIVISÃO 1 , Account Manager
há 10 anos Terça-Feira | 10 fevereiro 2015 | 14:28

Boa Tarde,
Estou vendendo um imóvel adquirido em 2001 e quitado, com valor no I.R. de R$ 400.000,00, sendo R$ 200 mil no IR da minha esposa e R$ 200.000 no meu I.R.
O valor atual do imóvel é de aproximadamente R$ 800.000.

Minha dúvida:
Para cálculo do Lucro Imobiliário, o valor de referência é os R$ 400 mil, ou aplica-se algum reajuste ao valor que consta no IR, atribuida ao tempo do imóvel que é de quase 14 anos?

Agradeço a informação, pois se vender o imóvel por 800 mil, tendo como base o valor do IR, terei que pagar R$ 60.000,00 de IR (15%)?

Agradeço muito pelo apoio e esclarecimento

Att
SIdney

CLEBER VARGAS RODRIGUES

Cleber Vargas Rodrigues

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 11 fevereiro 2015 | 10:44

Bom Dia Sidney!

O programa Ganho de Capital está disponível no site da Receita. Apesar de não existir mais a possibilidade da correção do valor dos bens em sua declaração, no preenchimento do programa, quando vc informar os dados do imóvel, data de aquisição, data de alienação, etc, será aplicada uma tabela que reflete ou pelo menos deveria refletir a inflação ou mesmo a perda do poder aquisitivo da moeda. Desta forma vc não irá pagar 15% sobre os R$400.000,00. Porém existem ainda outros benefícios que podem ou não ser aplicados ao seu caso. Como por exemplo, saber se este imóvel é residencial e se o dinheiro que será recebido será aplicado em outro imóvel residencial. Tem também a possibilidade de ter havido reformas no imóvel que podem ser adicionadas ao custo total. Outra coisa importante a saber é se este valor será recebido à vista ou parcelado, porque vc também pode parcelar o imposto sobre o Ganho na medida que as parcelas forem recebidas.
Espero ter te ajudado.
Sds
Acreúna GO, 11/02/2015

Cleber Vargas Rodrigues
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: