Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.005

Imposto mudança de tributação

JOSYANY DUARTE MENDES

Josyany Duarte Mendes

Iniciante DIVISÃO 1 , Consultor(a) Serviços
há 10 anos Segunda-Feira | 16 fevereiro 2015 | 21:14

Prezado Boa Noite!

Sempre estou atenta ao fórum e é minha fonte principal de informação, portanto venho hoje pedi uma orientação de vocês.

Minha empresa é de prestação de serviço e em Janeiro optei pelo simples nacional. Anteriormente minha empresa era Lucro presumido e atualmente presto serviço para um tomador que retém todos impostos.

Explicando o que aconteceu: Em janeiro emiti uma NF, dia 15/01, e meu deferimento do simples saiu apenas no dia 16/01 por uma falta de atualização no site da prefeitura de minha cidade, que gerava um impedimento de um dos CNAE que passou a não ser impeditivo. Mesmo não havendo nenhum impeditivo de meu deferimento, mas devido ao o site da prefeitura não atualizar e nem possibilitar mudar a alíquota no prazo que eu precisava, fui orientada a não informar os impostos federais. Mas acontece que independente de informar ou não meu tomador recolhe conforme a regime tributação da empresa.

Minha questão é: Foi retido o valor correspondente ao lucro presumido e meu contador gerou um guia neste mês com o valor cheio (DAS) como se não houvesse retenção. Estou questionando o mesmo, porque se eu pagar o valor cheio eu estaria bi-tributando.

Gostaria da orientação de vcs no que devo fazer. Não é possível gerar apenas uma guia com a diferença já que o deferimento passa a ser retroativo para 01/01/2015 e parte do valor já foi retido?

Aguardo por favor uma resposta,

Att

Josy

Luis Fernando de Morais

Luis Fernando de Morais

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 17 fevereiro 2015 | 01:14

Para evitar a retenção de tributos você deveria enviar junto da nota fiscal uma declaração como esta do link abaixo:
www.portaltributario.com.br

Para cada emissão de documento fiscal é necessário enviar uma declaração como esta, assim o tomador de serviços está desobrigado de fazer a retenção.

Agora, como já foi feita a retenção acredito que seja mais fácil você entrar em contato com o Tomador do serviços e ver se é possível ele fazer a devolução dos valores retidos, até porque, o seu credenciamento do Simples Nacional sairá com o dia 01/01, e ele recolherá o primeiro destes tributos destacados apenas no dia 20 deste mês.

Dicas de finanças pessoais:

http://sobrefinancaspessoais.blogspot.com.br/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade