x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 6.142

TRANSFERENCIA DE REG. DO LIVRO CAIXA PARA O DIÁRIO

JULIANO ALVES PEREIRA

Juliano Alves Pereira

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 18 anos Terça-Feira | 6 maio 2008 | 20:25

Caros contabilistas,
Estou fazendo a contabilidade de um cliente novo, porém este fazia a contabilidade pelo livro caixa, e eu quero fazêl-la pelo Diário, ou seja a contabilidade completa, pra registrar melhor suas movimentações.
Pergunta: a) Posso mudar do livro caixa para o diário a qualquer tempo?
b) Como migrar de um livro pra outro, pois no caixa não tem informação sobre saldo de estoques e outros?
Obrigado pela ajuda.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 18 anos Terça-Feira | 6 maio 2008 | 21:16

Boa noite, Juliano

Quando fui contratado, no ano passado, o escritório estava em um dilema parecido com o seu.

Desta maneira, às microempresas de maior movimento foi adotada a contabilidade completa. Isto foi melhor até na questão de distribuição de lucros.

Para todas empresas levantei um balanço de abertura datado do primeiro dia útil de Janeiro; os dados foram extraídos da última declaração do IRPJ, dos atos constitutivos, da folha de pagamento e dos dados complementares fornecidos pelas empresas.

Em minha opinião, você precisa também fazer o Balanço de Abertura e quiçá com lançamentos contábeis retroativos a Janeiro deste ano (para facilitar a conciliação total em Dezembro). Tecnicamente demandaria tempo demais calcular os saldos das contas com base nos registros do livro caixa (pior ainda se estivesse misturado caixa e bancos).

Melhor afirmando a situação, você não estaria "mudando" do livro caixa para o livro diário, e sim, adotando a escrituração fiscal, mercantil e contábil completa; contabilmente, um livro caixa é apenas um livro auxiliar.

Saudações

Ricardo C. Gimenez
Contador | CRC Ativo desde 1995
Professor de Matemática
Autor de análises e estudos técnicos publicados em Procedimentos Contábeis
JULIANO ALVES PEREIRA

Juliano Alves Pereira

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 18 anos Terça-Feira | 6 maio 2008 | 21:57

Ricardo,

Obrigado pela ajuda, vou seguir seu conselho, provavelmente precisarei de mais alguma ajuda sua, assim que as dúvidas aparecerem entro em contato novamente.

A outra empresa contábil fechou o livro caixa no período de Janeiro até Abril 2008, sendo assim posso fazer os lançamentos contábeis desde janeiro?

Com relação ao registro, terei que registrar os dois livros, Diário e Caixa feito pela antiga empresa?

Ps. Classifiquei erradamente sua resposta, tentarei junto aos administradores reverter a ação, ela foi de grande valia, e recomendo a todos os contadores sua predisposição e sua sabedoria em ajudar. Obrigado novamente.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 18 anos Terça-Feira | 6 maio 2008 | 22:12

Livro caixa (para as empresas com contabilidade completa)quase nunca preenchemos no escritório, visto que para analisar o caixa, basta consultarmos esta conta mandando o sistema imprimir o Razão parcial, só da conta caixa.

Geralmente o livro caixa vem preenchido à mão pelo cliente, para nos localizarmos melhor nos procedimentos.

Como hoje em dia impera a escrituração digital, logo após fecharmos o balanço, aí sim imprimimos o Diário completo, inclusive com o plano de contas e termos de abertura e encerramento, encadernamos, colhemos as assinaturas e mandamos autenticar (geralmente isto se dá no mês de Março).

Provavelmente o escritório anterior não mantinha escrituração do livro diário, e sim, apenas o caixa.

Caso tenha vindo livro diário com escrituração até Abril, o Razão veio junto e isto o dispensaria de levantar o Balanço de Abertura; a sua missão seria apenas dar continuidade à escrituração anterior com base nos saldos extraídos do Razão. Somente nesta circunstância você deveria autenticar o Diário anterior (de Janeiro a Abril), posto que a responsabilidade técnica por isto é de outro profissional, e o seu Diário seria de Maio até Dezembro.

Em caso de dúvidas, conte comigo

Ricardo C. Gimenez
Contador | CRC Ativo desde 1995
Professor de Matemática
Autor de análises e estudos técnicos publicados em Procedimentos Contábeis
JOÃO MARIA VIANEI AMORIM

João Maria Vianei Amorim

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 29 julho 2008 | 12:49

Carlos Juliano, faz um balanço de abertura tomandos todas as contas que você tem em mãos. ex. saldo de caixa, saldo de banco, faz levantamento do estoque, contas a receber, contas a pagar. o lançamento seria AS CONTAS ATIVAS A BALANÇO DE ABERTURA E BALANÇO DE ABERTURA AS CONTAS PASSIVAS A DIFERENÇA SERIA O RESULTADO. Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies