Heloise Teixeira
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Olá a todos.
Acabei de verificar dois erros nos livros de uma de minhas empresas em exercícios anteriores e preciso de um auxilio para as correções.
Os erros são:
1) Uma das contas de DESPESA estava parametrizada errada no sistema e apesar das despesas estarem lançadas normalmente, a somatória da conta NÃO FOI INCLUÍDA NA DRE e assim, gerou um resultado do exercício errado, ocasionando a distribuição de lucros errada aos sócios, que no caso, acabaram recebendo a mais do que o correto. Isto ocorreu nos exercícios de 2012 e 2013.
2) No ano de 2011, foi apurado um valor em PREJUÍZO na DRE, mas acabou sendo distribuído aos sócios como se fossem LUCRO, duplicando o valor do prejuízo apurado na conta de RESULTADO DO PERÍODO.
Gostaria de alguma orientação sobre os lançamentos das correções deste casos, e preciso saber se posso fazer estes lançamentos de ajustes no exercício de 2014 que estou fechando agora, ou precisaria de alguma forma corrigir e registrar novamente os livros de cada um dos exercícios com erros, separadamente, em seus respectivos livros.
Obrigada!