x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 12.521

Nota Fiscal de reembolso de Despesas

Marcio dos Santos

Marcio dos Santos

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 24 fevereiro 2015 | 15:27

Prezados,

Boa tarde.

Estamos com uma pequena questão na empresa que está dividindo opiniões.

Fazemos a emissão de uma Nota Fiscal referente a reembolso de despesas.

O único porém é que estão lançando ela contra a conta de despesas e não contra a de receita.

D - Cliente
C - Despesas Reembolso

Ao discordar deste lançamento foi argumentado de que como se trata de um lançamento de reembolso não há problema de ele ser alocado na conta de despesas, o que discordo totalmente, isso pode fazer até sentido do ponto de vista gerencial, mas fiscalmente não faz muito sentido.

Existe algum precedente legal referente a isso ou está totalmente errado?

WALDOMIRO PENA

Waldomiro Pena

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 24 fevereiro 2015 | 17:29

Boa tarde Marcio dos Santos.
Tua explanação esta confusa.

Vamos a dois exemplos.

Se o individuo pagou com seus próprios meios as despesas.
Voce o reembolsa, e lança das despesas nas contas corretas, contra a saida de caixa
não vi motivo para emitir nota fiscal.

OU - Vc. trabalha com a conta de adiantamentos PC contra o caixa.
Depois, na prestação de contas vc. contabiliza os gastos nas contas de despesas corretas contra a conta de adiantamento.
Se sobrou aulgum valor, vc. da entrada no Caixa contra a conta de Adiantamentos, que vai ficar zerada.

Espero ter ajudado

Waldomiro Pena
Sómente sei, que, de tudo, não sei quase nada!!!!!
Marcio dos Santos

Marcio dos Santos

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 25 fevereiro 2015 | 10:20

Waldomiro,
Com um pouco mais de dados.

Temos gastos em um projeto em que foi combinado o reembolso das despesas pela empresa do mesmo grupo no exterior.

Após apurados os custos é emitida uma invoice de "recharge" para essa empresa, como temos essa invoice, é emitida uma Nota Fiscal, pois sem essa não receberiamos a remessa de capital do exterior.

Não se trata de reembolso de despesas a funcionários.

Voltando a pergunta do início, acho que como é uma Nota Fiscal, toda receita deve ser reconhecida como tal.

No fim isso nem tem um impacto referente a apuração de resultado, já que nesse caso a receita x despesa zera.

Espero ter sido mais claro.

WALDOMIRO PENA

Waldomiro Pena

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 25 fevereiro 2015 | 17:16

boa tarde Marcio

É melhor vc. ir para a sala de legislação federal e expor toda a rotina para efetuar esta transação, passo a passo, no que diz respeito a nota fiscal de (serviços???? materiais????) assim que vc. tiver a solução para esta situação fiscal, fica mais fácil contabilizar

Sinto não poder ajudar no momento. mas quando vc. tiver a solução fiscal, estou a disposição para a parte contábil.

Waldomiro Pena
Sómente sei, que, de tudo, não sei quase nada!!!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade