x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 984

Escrituração de Lancamentos

NALITON CAMPOS PEREIRA

Naliton Campos Pereira

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 25 fevereiro 2015 | 15:21

Boa tarde;
Aguem pode me ajudar quanto ao lançamentos, pois estou contabilizando uma empresa que trabalha no ramo de comercio e serviços de peças e materiais de motores,compressores etc.
No entanto, a duvida consiste a contabilização da NF de compra, como eu contabilizo ?
Se contabilizo como custo ou despesa, sendo que os materiais comprados são peças para os motores,para a parte operacional da empresa
se for custo, como seria a conta que crio no meu pano de contas pra fazer essa contabilização????

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 25 fevereiro 2015 | 16:13

Boa tarde Sr. Naliton Campos Pereira.

Em uma empresa que possui mais de um ramo de atividade, é necessário que tenha um bom sistema de controle interno. Para que não ocorram erros no momento da classificação de cada Nota fiscal de entrada, diferenciando o que será vendido e o que será consumido para prestação de serviços.

A contabilização de forma direta e simples ficaria assim:

Compra de mercadorias para revenda
D - Estoque de Mercadorias para Revenda(AC)
C - Caixa/Banco/Fornecedores

Compra de insumos para prestação de serviço
D - Estoque de Insumos(AC)
C - Caixa/Banco/Fornecedores

Os lançamentos dos custos ficaria assim:

Pela apuração do custo da mercadoria
D - Custo da Mercadoria Vendida(Resultado)
C - Estoque de Mercadorias para Revenda(AC)

Pela apuração do custo do serviço prestado
D - Custo do Serviço Prestado(Resultado)
C - Estoque de Insumos(AC)

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade