x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 911

Demonstrações Contábeis

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 26 fevereiro 2015 | 08:40

Bom dia caros colegas,

Minha dúvida é bastante simples, em uma conversa com um colega de profissão de outra cidade a despeito das Demonstrações Contábeis surgiu uma questão que todas demonstrações contábeis e ou financeiras deveriam possuir duas lacunas/colunas, ou seja, Ativo expondo o exercício encerrado atual e o anterior para comparação de saldos, o mesmo com o Passivo e PL. Então pergunto, alguém sabe me dizer se isto é verídico? E qual base legal de tal obrigação?

Aguardo resposta, desde já agradeço.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 26 fevereiro 2015 | 08:54

Prezado Kaik,

É, nas suas palavras, "verídica" a informação. E o embasamento está na 'mãe' de todas as Leis para a Contabilidade Societária e Comercial: a Lei 6.404/76, popularmente chamada de Lei das S.A's.

Veja:

Art. 176 [...]

§ 1º As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior."

Sem mais,

Prof. Revson - Autor, palestrante e articulista.

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 26 fevereiro 2015 | 08:55

Bom, não sei, inclusive pesquisarei também sobre a base de informação em legislação, mas para demonstrações contábeis e financeira ter o saldo atual e o anterior é bom, pois você já tem em um só relatório informações que te servem como base de analise, sejam elas, vertical, horizontal, índice e outros. A propósito nos sistemas que já trabalhei é padrão já trazer essas informações nos relatórios de demonstrações.

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil
Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

há 10 anos Quinta-Feira | 26 fevereiro 2015 | 09:01

Obrigado a todos pela atenção e pelo breve esclarecimento.

E só uma ressalta Prof. Revson, este artigo diz a despeito de digamos que "transporte" de saldos, isso é o comum. Eu me referia se era de obrigatoriedade por exemplo um balando patrimonial conter o ano de 2013 e 2014 no mesmo demonstrativo.

E Sr. Felipe, essa resolução só se aplicaria as Microempresas e EPP's correto? Além do Simples, vale para as demais? Presumido e Real?

Marcos, concordo. Porém os daqui no ES que eu saiba não tem habilitado tal layout como padrão.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Ex-Perito Judicial
Vitória/ES
Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

há 10 anos Quinta-Feira | 26 fevereiro 2015 | 09:10

Obrigado, presteza total.

Kaik R. Vieira
Ex-Perito Judicial
Vitória/ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade