x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 24.341

Venda de um bem totalmente depreciado

Ana Paula Garcia

Ana Paula Garcia

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 26 fevereiro 2015 | 17:00

Boa tarde,
Gostaria de um esclarecimento pois estamos com essa situação no escritório e não sabemos como proceder. A empresa é tributada em lucro presumido e possui veículos em seu nome, ocorre que um desses carros já foi depreciado e será vendido por um valor superior ao residual. Minha pergunta é se devido a isso a empresa deverá pagar algum tributo por essa venda?
Esse fato é inusitado em nosso escritório e não sei como proceder.

Desde já agradeço a todos.

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 26 fevereiro 2015 | 17:24

Boa tarde Srª. Jacimara Santos de Paula.

Deve-se calcular primeiramente, quanto foi o ganho de capital gerada pela alienação do bem.

Exemplo:
Valor do bem R$ 50.000,00
(-)Depreciação R$ 50.000,00
(=)Valor Res. R$ 0,00

Valor da venda R$ 20.000,00
(-)Valor Res. R$ 0,00
(=)Ganho de Capital R$ 20.000,00

No momento em que for ocorrer a apuração trimestral de IR e CSLL, o ganho de capital será adicionado as bases de cálculo do IR e CSLL. Cujo as alíquotas serão 15% e 9% respectivamente.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 10 anos Sexta-Feira | 27 fevereiro 2015 | 09:21

Bom dia Felipe!

Nesse caso não é no Programa Ganhos de Capital da RF que voce apura o Imposto à Pagar referente ao ganho de 20.000,00?

Porque a venda do veículo não é uma Receita Operacional da Empresa (pelo menos foi o que eu entendi, quando a Jucimama diz que a empresa "possui" veículos em seu nome mas não que os "comercializa".

Não creio que o Imposto desse Ganho de Capital seja incluído na apuração do Lucro Presumido.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 27 fevereiro 2015 | 09:27

Bom dia Sr. Eduardo Molinari, saudações.

De acordo com o questionamento da Srª. Jacimara Santos de Paula, temos:

"[...]ocorre que um desses carros já foi depreciado e será vendido por um valor superior ao residual."

Tendo essa afirmação como base, e o conhecimento da forma de tributação da empresa, observamos.

Valores Integrantes da Base de Cálculo

O lucro presumido, apurado trimestralmente, será a soma dos seguintes valores:

a) do valor obtido pela aplicação dos percentuais, especificados no subitem Percentuais , sobre a receita bruta;

b) dos valores correspondentes aos demais resultados e ganhos de capital, assim considerados:

b.1) os ganhos de capital, nas alienações de bens e direitos, inclusive de aplicações em ouro não caracterizado como ativo financeiro. O ganho corresponderá à diferença positiva verificada, no mês, entre o valor da alienação e o respectivo custo de aquisição, diminuído dos encargos de depreciação, amortização ou exaustão acumulada
;

Fonte: Site RFB - Determinação Lucro Presumido - Valores integrantes da base de cálculo

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade