Lenilde Cecchini Braga de Barros
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeBoa Noite!
Faço a contabilidade de um hospital filantrópico, e estou conciliando todas as contas pois o contador anterior nunca fez isso. Então descobri que tem alguns convênios que estão contabilizando pelo relatório emitido pelo faturamento e não pela nota emitida. Procurei saber o porquê? Então a encarregada explicou que é questão de contrato entre o hospital e o convênio. E ocorre o seguinte: Ela fecha o faturamento mensalmente pelos prontuários, emite o relatório do sistema e faz a integração com a contabilidade. Debitando Ativo Circulante/Contas a Receber/Convênios e Creditando as Receitas conforme o procedimento realizado. Porém não emite a nota e esse relatório é enviado para o convênio que retorna com o valor que irá pagar e geralmente não é o mesmo valor da nota. Esse procedimento está errado pois estão contabilizando pelo relatório e não pela nota emitida que é o documento hábil. As diferenças estão sendo lançadas como perdas.
Estava pensando em fazer o seguinte:
Debitar Ativo Circulante/Contas a receber/Convênios/nome do convênio e creditar o Passivo Circulante/Convênios/nome do convênio no valor do relatório que é a produção realizada pelo hospital.
E ai quando receber fazer esse lançamento:
Debitar o Banco e Creditar Ativo Circulante/Contas a Receber/Convênios/nome do convênio e Debitar o Passivo Circulante/Convênios/nome do Convênio e creditar as receitas, pois isso é o valor real e que estará igual ao da nota emitida e quanto a diferença verificar as glosas, as perdas, descontos essas coisas.
Está correto? Ou tem outra técnica melhor?
Grata,
Lenilde Barros