Não deve entrar no estoque apenas a nota fiscal de entrada, pois existem várias taxas que não constam nessa nota e fazem parte do custo do produto no processo de importação. Entretanto, sou novo nesse ramo e torço para alguém com mais experiência no ramo de importação nos auxiliar.
Em relação ao lançamento que vc citou, faço um pouco diferente.
Para as taxas, impostos não recuperáveis e serviços aduaneiros incidentes na operação:
D - Importação em andamento
C - Banco
Pela aquisição dos bens, geralmente valor consta na invoice:
D- Importação em andamento
C- Fornecedores Internacionais
Pelo registro do imposto recuperável (no meu caso, apenas o ICMS):
D- ICMS a recuperar
C- Banco
Pela transferência do saldo:
D- Importação em andamento
C- Estoque
Em relação a variação cambial, segue breve texto sobre:
Quando os bens importados (mercadorias ou matérias-primas) forem desembaraçados, será efetuado o registro no estoque do importador, mediante transferência do saldo final da conta transitória para a conta definitiva de Estoques, no Ativo Circulante.
As mercadorias e matérias-primas importadas devem ser avaliadas mediante conversão da moeda estrangeira pela taxa de câmbio (valor de venda) vigente na data do desembaraço aduaneiro.
As variações cambiais passivas ocorridas até a data do desembaraço aduaneiro serão registradas como custo na conta de "Importação em Andamento". A partir da data do desembaraço aduaneiro devem ser registradas como despesa operacional, mediante obediência ao princípio contábil da competência.
O que entendo, é que deve-se registrar a diferença de câmbio entre a data do desembaraço até a efetiva liquidação do contrato de câmbio como despesa ou receita, e antes da data do desembaraço como custo pela variação da compra da mercadoria até o desembaraço.
Assim, antes do desembaraço a variação cambial fica:
D- Importação em andamento
C- Fornecedores Internacionais
Após a chegada da mercadoria, fica:
D- Variação cambial passiva (CR)
C- Fornecedores Internacionais
Pela liquidação do contrato de contrato de câmbio:
D- Fornecedores Internacionais
C- Banco