x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 13.977

DEPRECIAÇÃO DE BENS

Petrúcio Freitas da Hora

Petrúcio Freitas da Hora

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 10:25

Bom dia.. já procurei em outros tópicos e não consegui tirar minha dúvida sobre depreciação.

Vamos a situação.

---------------

Um veiculo é adquirido pela empresa no dia 10/01. Minha pergunta, quando será iniciada a depreciação??

Até onde sei, a depreciação deve ser iniciada 1 mês após aquisição do bem e os lançamentos serão efetuados no último dia do mês.

---------------

Minha dúvida é: Se os lançamentos forem efetuados no último dia do mês seguinte, teremos 20 dias não contabilizados.

Como devo proceder???

Obrgado pela atenção...

R. Oliveira

R. Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Analista Custos
há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 10:51

Petrúcio da Hora

Assim dispõe o art.305 do RIR/99

§ 2º A quota de depreciação é dedutível a partir da época em que o bem é instalado, posto em serviço ou em condições de produzir (Lei nº 4.506, de 1964, art. 57, § 8º).

Entendo que a partir do momento que você adquiri um bem e este começa a ser usado afins da empresa você pode começar a depreciar a partir da data da compra.

Petrúcio Freitas da Hora

Petrúcio Freitas da Hora

há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 11:05

Tudo bem, foi lendo este paragrafo que minha dúvida surgiu...
(suponhamos que o bem seja adquirido e colocado a disposição da empresa no mesmo dia)

Gostaria de saber quando devo fazer o primeiro lançamento da depreciação.

1 - Dia 31/01, contando apenas os dias depreciados no mesmo mês de aquisição?

2 - Dia 10/02, momento que o bem completa 1 mês?

3 - Dia 28/02, somando o valor da depreciação no fim do mês 01 e do mês 02???

R. Oliveira

R. Oliveira

há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 11:12

Petrúcio da Hora

Suponhando que o bem foi adquirido em 10/01, você ira deprecia-lo de 10/01 a 31/01. O primeiro lançamento sera em 31/01, obdecendo assim o principio da competencia contábil.

No mês 02, você irá deprecia-lo de 01/02 a 28/02, e assim sucessivamente...

Obs:

O lançamento sera sempre no ultimo dia de cada mês.

Petrúcio Freitas da Hora

Petrúcio Freitas da Hora

há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 11:31

Oliveira... muito obrigado...

Vou discutir sobre o assunto aqui no escritório.

Também acho que a depreciação deve ser contabilizada no mesmo mês de aquisição, mais o escritório que trabalho, adota uma politica de contabilização das depreciações no fim do mês seguinte, não se importando com os dias do primeiro mês, de acordo com o exemplo que coloquei aqui, 20 dias.

obrigado pela atenção

Petrúcio Freitas da Hora

Petrúcio Freitas da Hora

há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 11:36

Oliveira... muito obrigado...

Vou discutir sobre o assunto aqui no escritório.

Também acho que a depreciação deve ser contabilizada no mesmo mês de aquisição, mais o escritório que trabalho, adota uma politica de contabilização das depreciações no fim do mês seguinte, não se importando com os dias do primeiro mês, de acordo com o exemplo que coloquei aqui, 20 dias.

obrigado pela atenção

R. Oliveira

R. Oliveira

há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 11:45

Petrúcio da Hora

Fundamente sua opinião com o seguinte:

Resolução CFC 750/93

Art. 9º - As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

§ 2º - O reconhecimento simultâneo das receitas e despesas, quando correlatas, é conseqüência natural do respeito ao período em que ocorrer sua geração.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 5 janeiro 2010 | 13:49

Rosilene de Azeredo.

O art.305 do RIR/99

§ 2º A quota de depreciação é dedutível a partir da época em que o bem é instalado, posto em serviço ou em condições de produzir (Lei nº 4.506, de 1964, art. 57, § 8º).

Agora vamos para sua pergunta:

Quando se trata da compra de um imobilizado no dia 30 ou 20 de um mês, neste mesmo mÊs já depreciamos o bem. Ou seja não importa o dia da aquisição, se ele já esta sendo usado sofre depreciação, correto???

Veja bem, adquirir o bem é uma coisa, por ele para produzir é outra.

No momento em que o bem é posto para produzir bens e serviços é que deve ser depreciado.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade