x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 5.126

Extrair o custo da mercadoria

Levy Lozano Campos

Levy Lozano Campos

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 16:26

Olá colegas,

Será que exite uma fórmula em que eu consiga extrair de um faturamento o custo da mercadoria sabendo a margem de lucro?

Exemplo:
Faturamento.........: R$ 53.000,00
Margem de Lucro..: 25%
Destes R$ 53.000,00 qual seria o meu lucro bruto e o custo da mercadoria vendida?

Eu sei que existe os lançamentos corretos na contabilidade para calcular o CMV e o RCM utilizando o PEPS. Mas de uma forma rápida e simples será que exite uma fórmula, o produto em cruz dá para fazer?

Por exemplo: usando o produto em cruz de uma empresa recolheu R$ 5.165,35 de ISS a uma taxa de 5% usando o produto em cruz eu consigo apurar o Faturamento:

5.165,35.................. 5%
? .................. 100%
5x = 5.165,35 x 100
x = 516.535,00 / 5
x = 103.307,00 - Faturamento?

Será que dá para fazer a mesma coisa com o exemplo lá de cima ou existe outra fórmula?

Obrigado.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 17:03

Boa tarde Levy,

Gostaria de estar te passando uma fórmula para extrair este custo, mas creio que é muito mais complexo do que simplesmente se fazer uma regra de três. O custo deve ser feito através do levandamento dos vários fatores que oneram o produto deste a sua aquisição. Devemos levantar o custo das despesas fixas, variáveis, tributária, do pessoal, logística, enfim, levantar todo o processo desde a aquisição até a venda do produto para que se possa fazer um custo mais aproximado possível. Visite o link abaixo do Sebrae que você obterá muitas informações à respeito.

www.sebraesp.com.br

Grato

Gil

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 17:26

Olá amigos Levy e Gilberto

Inicialmente afirmo que estou de acordo com as colocações de Gilberto, cristalinas e revestidas de plena razão.

No intuito de atestar minha concordância com as afirmações de Gilberto, preparei os seguintes argumentos:

Em nosso cotidiano usamos muito estes critérios de razão e proporção; no exemplo de Levy para o cálculo do faturamento bruto a partir do valor do iss, matematicamente está correto.

No entanto, com relação ao Custo das Mercadorias Vendidas, este método de aplicação da "regra de três" teria severas restrições e por extensão distorceria demais os valores reais.

Isto seria válido somente para as empresas que comercializassem um único produto cujo preço, no espaço de um ano, não sofresse variações e também fosse adquirido de um único fornecedor.

Porém, sabemos que as empresas operam na venda de vários produtos, adquiridos de vários fornecedores localizados por todo o Brasil. Deste modo, o custo de um produto "x" adquirido de um distribuidor de nossa própria cidade, seria bem diferente do custo do mesmo produto adquirido de outro distribuidor localizado no Rio Grande do Sul ou no Amazonas. (fretes, seguros, tributos, etc.).

Portanto, nestas circunstâncias, o estabelecimento de uma fórmula geral para se chegar ao CMV por intermédio de um fator aplicado sobre o faturamento não forneceria números confiáveis.

Enfim, às empresas que não mantêm o Controle de Estoque permanente utilizamos a consagrada fórmula:

CMV = EI - C - EF

Ainda falando dos cálculos matemáticos, sim, seria simples fazer o cálculo como Levy comentou:

Valores hipotéticos:
Margem de lucro: 25%
Compras no período: 100
Vendas no período: 100
Custo: ?

Vendas = Custo x [1 + (Margem de Lucro/100)]
100 = Custo x 1,25
100 : 1,25 = Custo
80 = Custo

Simplificando:
Custo = Vendas : 1+(ML/100)

Particularmente, levando em conta as justificativas que coloquei nos parágrafos anteriores, não utilizo e nem recomendo o uso deste artifício para a apuração do CMV.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Levy Lozano Campos

Levy Lozano Campos

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 10 junho 2008 | 14:49

Olá Ricardo e Gilberto, muito obrigado mesmo de coração, entendo que para se apurar o custo de uma mercadoria terei que observar todos os pontos que vocês comentaram. Quando eu disse da fórmula é que, por exemplo, uma empresa enquadrada no regime de Simples Nacional hipoteticamente elas estariam desobrigadas de fazer a contabilidade optando portando pelo livro caixa, só que quando vamos apresentar as declarações elas pedem o valor do estoque inicial e final, então esta formula do qual me referia seria para apurar um suposto "estoque", OK, sabendo que ele estaria totalmente furado, pois entendo que o 1º passo a ser tomado a empresa teria que ter um sistema de controle de estoque eficiente onde ele apuraria no final do exercício o custo da mercadoria que ele vendeu o o estoque final. Vocês estão corretíssimos, muito obrigado mesmo, sabe, às vezes queremos dar aquele jeitinho brasileiro, rsrsrs. valeu, um abraço a todos.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 10 junho 2008 | 15:44

Olá, Levy

Como já sabemos a utilidade da escrituração contábil completa (aliás, este assunto já foi bem debatido por aqui), não tocarei neste assunto.

Também sabemos que aqui no Estado de São Paulo é obrigatorio, a todas as empresas que comercializam mercadorias, a escrituração do Livro Registro de Inventário e também do Livro Registro de Entradas.

Então, podemos utilizar a fórmula que já citei:

CMV = EI + C - EF

EI (Estoque inicial) seria o saldo do último inventário;

C (que nem sempre significa "compras" e sim, entradas de mercadorias) teríamos a partir dos CFOP no Livro Registro de Entradas mediante o cálculo de: compras + fretes sobre compras + seguros sobre compras - compras anuladas - descontos incondicionais obtidos

EF (Estoque Final) teríamos na última relação do inventário do fim do período declarado.

Pelo menos desta maneira o valor informado (embora incorreto) não estaria viciado demais.

Novamente menciono: o melhor método que existe é o registro contábil.

No final deste monte de contas, poderemos então chegar a um índice médio da margem de lucro da empresa.

Um abraço. Precisando de algo mais, conte comigo.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade