x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 800

Autônomo locando metade do espaço que ocupa por hora

Alessandro T

Alessandro T

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 9 março 2015 | 22:41

Boa noite,

Gostaria de tirar uma dúvida e pedir opiniões.

Tenho um escritório autônomo com 3 salas, das quais disponibilizarei 2 para locação de pessoas, seja mensal, seja horista, seja semanal. Meu endereço não tem uso transformado nem licença de uso comercial, é uma casa com habite-se residencial e eu a alugo para fins autonomos com proteção contra incêndio apenas. Não tenho pessoa jurídica no local nem pretendo. No meu contrato está previsto que posso ceder parcialmente espaço para outros profissionais, ou seja, a sublocação em parte do imóvel não me gera infração contratual.

Minha dúvida principal é: eu necessito abrir uma pessoa jurídica de prestação de serviços de escritório virtual, ou posso simplesmente emitir um recibo de aluguel do espaço cedido para cada cliente? Obviamente farei contrato com os usuários, seja por dia, mes, hora, semana, e junto dele o recibo de aluguel do periodo utilizado.

Meu entendimento é que é uma locação como outra qualquer, configura sublocação mas ela é permitida no contrato original, e outra, continuarei usando o imóvel para meus fins , apenas cederei o espaço sobrando, mas ao mesmo tempo entendo que pode existir uma linha tênue entre locação (sub) e prestação de serviço de escritório virtual, e só acho que configuraria escritório virtual se eu oferecesse acessórios como secretária, telefones, serviços diversos e relacionados ao imóvel, mas não vou, apenas cederei as salas.

Há o entendimento dos colegas de que posso emitir apenas recibos, ou estaria de certa forma ilegal ao uso e a locação?

Att,

Alessandro

Simone Mapelli Sales

Simone Mapelli Sales

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 10 março 2015 | 11:28

Bom dia Alessandro!
Aqui em SP isso tem sido chamado de coworking, é uma maneira interessante, pois o aluguel de um escritório é caro, e dependendo da atividade que a pessoa exerce o mais indicado seria contratar um serviço desse tipo (aqui além do espaço, entra internet e até disponibilidade de sala para reuniões).
Particularmente acho que seria interessante você abrir um CNPJ, pois você poderia locar esse espaço para profissionais que tenham CNPJ (arquitetos, advogados, etc) também. Seria até uma forma de incrementar sua receita.
Se o contrato permite a sublocação não tem problema, porém terá que fazer um carnê-leão, para o recebimento dos mesmos.(no caso de recebimento de pessoas físicas).

Simone Mapelli Sales
Simmarc Assessoria Contábil
Fone: 55 11 2702-8785 / 55 11 2702-7451
https://www.facebook.com/simmarcassessoria

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade