x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 6.334

Contabilização de empréstimos de sócio que saiu da empresa s

IANDRA  ARAUJO

Iandra Araujo

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Domingo | 15 março 2015 | 17:57

Boa tarde colegas,

Gostaria de saber como proceder com os saldos de empréstimos de dois sócios que saíram da empresa e não quitaram esses empréstimos com a mesma. Eles cederam as cotas existentes sem pagar ou receber nada por elas. Ficou um saldo de empréstimos no ativo da empresa que precisa ser baixado, alguém saberia me auxiliar como proceder contabilmente com a baixa desse saldo no ativo da empresa? O único documento que possuo, é o distrato societário onde cita o seguinte trecho: Em conformidade com o Balanço Patrimonial e demais documentos contábeis, a sócia retirante dispensa o recebimento dos valores que por ventura teria como haveres no desfazimento da sociedade e também se desincumbe dos débitos societários a partir da data de assinatura do presente termo. Alguém poderia me auxiliar quanto a baixa desse saldo?

Agradeço desde já

Raul Giraldini

Raul Giraldini

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Domingo | 15 março 2015 | 19:57

Boa noite Iandra Araujo,

Não consegui entender direito a sua pergunta, até entendi o texto do contrato mas a sua pergunta me deixou confuso.

Reformula ela novamente por favor.

Att.

Raul Giraldini
[email protected]
\"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço.\" (Dave Weinbaum)
IANDRA  ARAUJO

Iandra Araujo

há 10 anos Sexta-Feira | 3 abril 2015 | 14:28

Boa tarde Raul,

É o seguinte: A empresa que faço a contabilidade, possui dois sócios, durante o ano de 2013 e 2014 a empresa emprestou dinheiro para esses sócios.
No ano fim do ano de 2014, um desses sócios resolver sair da sociedade, e o único documento que possuo, é o distrato societário onde cita o seguinte trecho: Em conformidade com o Balanço Patrimonial e demais documentos contábeis, o sócio retirante dispensa o recebimento dos valores que por ventura teria como haveres no desfazimento da sociedade e também se desincumbe dos débitos societários a partir da data de assinatura do presente termo.
Minha pergunta: Como faço para baixar o saldo do empréstimo que o sócio retirante deixou com a empresa? Ele não quitou nada ao sair.

Alguém poderia me orientar?

Agradeço desde já

Raul Giraldini

Raul Giraldini

há 10 anos Sábado | 4 abril 2015 | 10:25

Bom dia Iandra,

Pelo que entendi, a empresa tinha emprestado dinheiro para o Sócio, é isso?

Se for isso não tinha uma conta no balanço onde esse empréstimo era justificado??? O certo seria baixar daí, se não tiver dá uma olhada na situação de baixar o capital social, reelabora outro contrato social com a saída desse sócio, e com diminuição do capital devido a dívida com sócio antigo.

O que entendi foi isso.

Att.

Raul Giraldini
[email protected]
IANDRA  ARAUJO

Iandra Araujo

há 10 anos Sábado | 4 abril 2015 | 20:25

Prezado Raul,

Desde já agradeço pelo retorno. Os empréstimos foram contabilizados sim nas datas de suas ocorrências . No balanço existe uma conta no Ativo Realizável a longo prazo de "empréstimos a sócios".
Tenho um saldo nessa conta, porém o sócio saiu sem pagar esse empréstimo. Minha dúvida agora é como baixar esse saldo e ele Tb informar na física dele o fim da dívida. Como fazer essa baixa?

Raul Giraldini

Raul Giraldini

há 10 anos Sábado | 4 abril 2015 | 20:41

Boa noite Iandra,

Legal, portanto vc tem dois métodos para estar fazendo esse procedimento.

Acho que neste caso vc poderia jogar em uma conta de devedores duvidosos, e após o tempo estimado por vc, dar como perdido, e diminuir o ativo.

Eu tinha comentado de alterar o capital social, dá uma verificada nessa hipótese, de tipo assim, vc diminuir o capital social com uma alteração de contrato, aí vc teria um crédito na conta Ativo Realizável a longo prazo de "empréstimos a sócios" e um Débito em Capital Social.

Senão vc joga para devedores duvidosos e baixa no lucro final do período.

Att.

Raul Giraldini
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade