Tiago, na minha opinião e pelo que já pude ler a respeito, a alta nos preços dos alimentos tem muito mais relação com dois fatores: o próprio aumento da demanda e uma espécie de inflação de custos, ocasionada pelos preços do petróleo.
Como o poder aquisitivo da população em países emergentes, como Brasil e Índia, tem crescido nos últimos anos, automaticamente as pessoas têm se alimentado melhor, o que logo gera aumento nos preços, tendo como base a velha e já conhecida lei da demanda x oferta.
Já com a elevação do preço do barril do petróleo, toda a cadeia de produção e venda de produtos alimentícios é afetada com aumento de custos como embalagem e transporte.
E é aí que o Brasil pode ser beneficiado, já que o país tem apresentado como alternativa ao petróleo os combustíveis produzidos a base da cana-de-açúcar, conhecido como etanol. O problema é que muitos países, na Europa principalmente, distorcem os verdadeiros motivos da alta dos preços dos alimentos, culpando a produção de combustíveis alternativos, já que a matéria-prima desses combustíveis em outros países, diferentemente do Brasil, são grãos como o milho e a soja.
Bom, eu tenho um grande sonho de fazer um mestrado, e como em Contabilidade a oferta é muito baixa (baixíssima), e os cursos são oferecidos apenas em grandes centros, deverei optar por outra alternativa, mais acessível para mim, que é um programa em Agronomia. Pretendo estudar algo em torno da produção e comercialização da cana-de-açúcar.
Abraços!!!
Revson