x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.609

Tiago Baciotti Moreira

Tiago Baciotti Moreira

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Sistemas
há 16 anos Sexta-Feira | 13 junho 2008 | 07:51

Bom dia!

Sou estudante de Contabilidade e tenho uma dúvida a respeito da alta nos alimentos brasileiros. Muitos estão criticando nosso país por sua alta crescente dos valores da área alimentícia e o fato disso estar afetando a economia do Brasil; e estão afirmando que isso ocorre devido ao fato de o país ter começado a produzir cana-de-açúcar (?). Porém, somente 3% das terras do Brasil são destinadas à cana. Gostaria de saber se isso é realmente uma realidade, se o processo de plantio da cana pode realmente afetar a economia e ocorrer uma alta nos preços.

Aguardo uma resposta!

Muito Obrigado,

Tiago Baciotti

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 13 junho 2008 | 14:26

Boa tarde Tiago,

Este é um assunto muito extenso, existem muitos fatores que contribuem para o aumento, é mais uma área de ECONOMIA, mas na minha modesta opinião não tem nada a ver com a produção da cana de açucar, como você mesmo disse em relação às terras o percentual é baixo. Creio que é mais um problema político, de mercado, de época de entresafra e demanda.

Abraço

Gil

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 13 junho 2008 | 16:16

Tiago, na minha opinião e pelo que já pude ler a respeito, a alta nos preços dos alimentos tem muito mais relação com dois fatores: o próprio aumento da demanda e uma espécie de inflação de custos, ocasionada pelos preços do petróleo.

Como o poder aquisitivo da população em países emergentes, como Brasil e Índia, tem crescido nos últimos anos, automaticamente as pessoas têm se alimentado melhor, o que logo gera aumento nos preços, tendo como base a velha e já conhecida lei da demanda x oferta.

Já com a elevação do preço do barril do petróleo, toda a cadeia de produção e venda de produtos alimentícios é afetada com aumento de custos como embalagem e transporte.

E é aí que o Brasil pode ser beneficiado, já que o país tem apresentado como alternativa ao petróleo os combustíveis produzidos a base da cana-de-açúcar, conhecido como etanol. O problema é que muitos países, na Europa principalmente, distorcem os verdadeiros motivos da alta dos preços dos alimentos, culpando a produção de combustíveis alternativos, já que a matéria-prima desses combustíveis em outros países, diferentemente do Brasil, são grãos como o milho e a soja.

Bom, eu tenho um grande sonho de fazer um mestrado, e como em Contabilidade a oferta é muito baixa (baixíssima), e os cursos são oferecidos apenas em grandes centros, deverei optar por outra alternativa, mais acessível para mim, que é um programa em Agronomia. Pretendo estudar algo em torno da produção e comercialização da cana-de-açúcar.

Abraços!!!
Revson

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade