x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.420

Contabilidade de Matriz e Filiais

Visitante não registrado

há 10 anos Quarta-Feira | 18 março 2015 | 12:09

Olá caros amigos Contadores, gostaria de compartilhar uma discussão de uma dúvida que e que quero muito resolver.

Estou fazendo a Contabilidade de uma empresa Lucro Real, que possuiu duas filiais.

Essa empresa foi me passada agora. Ocorre que olhando a Contabilidade consolidada das empresa, está tudo lindo. Quando vamos olhar a contabilidade em separado - MATRIZ - FILIAL 1 - FILIAL 2 deixa e muito a desejar a nível de informações, por exemplo, na filial 1 tenho caixa estourado, na 2 tenho um banco estourado e por aí vai, o que ocorre e ja identifiquei foi que aconteceram erros de lançamentos, classificações entre outras.

O meu propósito é deixar as informações contábeis todas arrumadas de modo que, se por acaso precisarmos de informação somente de uma delas, a informação esteja correta, pois hj, se pegarmos um balancete por exemplo, da MATRIZ, ou das filiais em separado, a informação contábil vem totalmente incompleta, ou faltando, ou passando.

Gostaria de saber como resolver isso... se posso criar uma conta em todas as empresas de modo a lancar os ajustes contábeis necessários e como seria essa contabilização.

Fico no aguardo da ajuda de vocês.

André Sanches

André Sanches

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 18 março 2015 | 12:26

Bom dia Emanoel,

Trabalho com diversas empresas que possuem filiais, adotamos os seguintes critérios para efetuar esses lançamentos.

Pagamentos de despesas/transferências efetuados através da matriz para a filial alocamos dentro de uma conta contábil de empréstimo intercompany e, na filial realizamos o lançamento da despesa contra a conta contábil da matriz intercompany. Com isso terá o valor balanceado quanto tirar o balancete da Matriz constando o valor que foi pago de despesas da Filial e assim posteriormente na Filial terá o valor de quanto a Matriz realizou de pagamentos para a Filial.

Dessa forma não terá a necessidade de usar a conta Caixa e a mesma não ficará credora.

Acredito que seria a melhor forma de controlar essas operações realizadas entre as empresas.

Abraços,

André Sanches

Visitante não registrado

há 10 anos Quarta-Feira | 18 março 2015 | 13:40

Obrigado André Sanches, mas o problema é muito mais que isso, citei o exemplo do caixa e banco só para ilustrar. Ocorre que são inúmeras contas viradas, contas de filial com lançamento de matriz e vice-versa. Gostaria na verdade era de fazer ajustes (leia-se ajustes como um lançamento de acerto entre elas de modo que quando tirássemos um balancete de cada empresa, veriámos a informação legítima dela. Pois apesar de estar tudo bem com a Contabilidade consolidada, gostaria de poder mostrar as informações da filial mais claramente.

Gostaria de saber se alguém já teve uma situação parecida e como fez isso para regularizar contabilmente falando.

André Sanches

André Sanches

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 18 março 2015 | 14:46

Emanoel,

Não consigo verificar uma forma mais adequada de se corrigir esses lançamentos a não ser da forma correta que te escrevi acima onde seria regularizando os lançamentos na contas mencionadas anteriormente.

Se nossos companheiros tiverem outras formas peço para estarem compartilhando.

Abraços,

André Sanches

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade