x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 780

Conciliação do Banco

André Sanches

André Sanches

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 11:34

Bom dia,

A melhor forma seria verificar se seu sistema suporte importar o extrato bancário e configurar o mesmo para que quando importado contabilize corretamente.

Outra forma seria lançar tudo contra o caixa e depois vir baixando o mesmo deverá zerar diariamente.

Abraços,

André Sanches

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 08:44

alisson costa ,bom dia!

a maneira mais segura e técnica de se contabilizar uma empresa,independentemente do seu regime tributário,é não digitar os lançamentos do extrato e sim os documentos de pagamentos e os recebimentos(o movimento financeiro).ou seja,você terá seguramente,as movimentações de caixa e bancos.feito isso,vamos para a conciliação bancária,que nada mais é do que a verificação dos documentos que possam ter sido pagos ou recebidos em duplicidade,pagamentos e recebimentos com valores incorretos,valores que constam do extrato que você não recebeu o documento para se tornar a contabilização do movimento do mês completa,etc.
assim,temos duas fontes para verificarmos simultaneamente:o razão da conta que será conciliada e o extrato bancário desta mesma conta a ser conciliada.
assim,o roteiro para a conciliação é o seguinte:

primeiro:imprimir o razão da conta do banco a ser conciliado.
de posse do extrato bancário dessa mesma conta,faça um confronto dos valores lançados no extrato com os valores contabilizados no período.
assinale com um lápis ou caneta marca texto de cor clara,os valores que estão no razão e ao mesmo tempo no extrato.
o que vai acontecer?
você terá lançamentos que fazem parte do razão da conta e do extrato- se os valores forem iguais,está tudo certo.
você terá valores que constam do extrato e que não constam do razão dessa mesma conta.
você terá valores contabilizados no razão e que não constam do extrato(inverso da situação da linha que escrevi acima)
monte a seguinte planilha(não precisa ser no excel):
na primeira linha da planilha,no canto superior direito,anote o último saldo do razão da conta que está sendo conciliada.
faça um quadro a seguir,abaixo,do lado esquerdo,com os dizeres:débitos não contabilizados
anote todos os valores que foram pagos nessa conta bancária e que não constam do razão(valores a crédito no extrato,pagamentos efetuados,inclusive tarifas,juros e etc que você não tenha feito a contabilização)
abaixo desse quadro,faça um outro com os dizeres:créditos não contabilizados
(créditos de cobrança e outros recebimentos,que aparecem no extrato na coluna do débito do extrato.
note que você trabalhou até agora,com os lançamentos que ficaram sem serem assinalados pela caneta marca texto ou lápis no extrato.

após fazer os procedimentos acima,vamos fazer o mesmo com o razão da conta.ou seja,vimos o banco e agora vamos ver a contabilidade.

no razão poderão estar registrados lançamentos que não constam do extrato nem a débito e nem a crédito.

faça o quadro para os débitos que constam do razão e que não estão no extrato e faça um outro quadro chamado créditos do razão que não constam no extrato.

faremos agora a seguinte "conta" que vai nos posicionar sobre a conciliação:
mais saldo do razão menos débitos não contabilizados mais créditos não contabilizados+créditos do razão(saídas de valores que não constam do extrato) que não constam do extrato menos créditos que não constam do extrato(recebimentos contabilizados que não constam do extrato) igual ao saldo do extrato bancário.caso o saldo do razão da conta banco seja credor( esteja negativo) use o sinal de manos na equação que lhe passei.
espero que você aproveite um pouco da minha maneira de conciliar a conta bancos de uma maneira mais antiga,e portanto,muito técnica ,na minha opinião.
procedendo dessa maneira,você vai poder detectar a "qualidade" dos documentos que o seu cliente lhe envia,e vai perceber também eventuais falhas de processos de pagamento e etc.

grande abraço e bom trabalho

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade