Oi Dalton,
Para vc ter a informação exata da situação fiscal e trabalhista, vc tem que solicitar certidões negativas ou positivas nos órgãos públicos e no Judiciário. As certidões dirão exatamente o valor do endividamento do supermercado com relação a passivo tributário, trabalhista e em outras esferas como cível e criminal.
Na cível para saber se tem pedido de falência ou ação de cobrança, em que situação se encontra esses processos e no criminal se já houve representação por sonegação fiscal.
Como futuro comprador deve-se solicitar que eles entreguem documentos contábeis para que vc possa avaliar a empresa com relação a outras pendências (fornecedores,etc.) e emitir um relatório com tudo o que vc conseguiu a respeito da empresa , o total da dívida tributária, trabalhista, outros débitos, o valor do ativo......
No final avaliar se o valor é justo, considerando tudo o que foi levantado, e o importante quando uma empresa adquire outra com débitos tributários/trabalhista ela assume toda a dívida da empresa , por isso é importante fazer as pesquisas nos fóruns e nos órgãos públicos, para saber exatamente o valor das pendências.
Mesmo tendo dívidas não quer dizer que o negócio seja ruim, pode ser que o ponto seja muito valorizado para um supermercado e houve falhas na administração. A resposta final são os compradores que irão decidir e a negociação é fundamental, oferecer um valor menor e assumir as dívidas ou não é viável por outros fatores.
Espero ter ajudado.